Pedagogias Culturais do Projeto “Caixa de Memórias POA”

Autores

  • Maria Angélica Zubaran Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
  • Nathália Santos Da Costa Universidade Luterana do Brasil (ulbra)

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7276

Palavras-chave:

Projeto de Ação Educativa. Patrimônio Cultural. Pedagogias Culturais.

Resumo

Resumo: Este estudo investiga as pedagogias culturais produzidas e disseminadas pelo projeto de ação educativa “Caixa de Memórias POA”, do Setor Educativo do Museu Joaquim José Felizardo. A análise tem como objetivo central investigar as pedagogias culturais mais recorrentes produzidas sobre o patrimônio cultural da cidade nos relatos produzidos por alunos (as) de uma Escola Municipal de Porto Alegre. A abordagem teórica articula a perspectiva dos Estudos Culturais com o campo do Patrimônio Cultural. A análise dos “relatos pessoais” de alunos (as) registrados no Diário de Bordo do projeto revela que os patrimônios culturais da cidade apropriados pelos alunos (as) não têm como foco apenas os patrimônios culturais materiais e consagrados, mas refere-se também aos patrimônios cotidianos da cidade, mobilizados a partir das vivências desses alunos (as).

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Biografia do Autor

Maria Angélica Zubaran, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Maria Angélica Zubaran, doutorado em História na State University of New York, Pós-doutorado no Birkbeck College da London University professora adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, Pesquisadora do NEABI/Ulbra. Email angelicazubaran@yahoo.com.br

Nathália Santos Da Costa, Universidade Luterana do Brasil (ulbra)

Bacharel em Museologia na UFPEL, Mestre e doutoranda em Educação na Ulbra. Atua como museóloga do Museu Militar do Comando Militar do Sul desde 2011.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Zubaran, M. A., & Da Costa, N. S. (2017). Pedagogias Culturais do Projeto “Caixa de Memórias POA”. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 65–88. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7276

Edição

Seção

Dossiê temático