Pedagogias culturais no seriado Modern Family

Luciana Kornatzki, Paula Regina Costa Ribeiro

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar algumas pedagogias culturais produzidas pelo seriado norte-americano Modern Family, a partir das suas diferentes configurações familiares, das relações de parentesco que se estabelecem e das personagens que o compõem. Entende-se que as mídias possuem pedagogias culturais que contribuem para a produção de percepções e entendimentos sobre o significado de família, assim como educam os sujeitos, pois são capazes de produzir subjetividades e interferir no modo como as pessoas percebem a si e ao mundo. As pedagogias culturais de família presentes em Modern Family são produtoras de novas identidades de ser pai, mãe, filho ou filha, bem como de todo um conjunto de relações de parentesco que mobilizam os sujeitos na constituição de suas subjetividades.

Palavras-chave


Pedagogias culturais. Seriado Modern Family. Família.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Paula Deporte; COSTA, Marisa Vorraber. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Textura, Canoas, v. 17, n. 34, p. 48-63, mai./ago. 2015. Disponível em: Acesso em: 15 mai. 2016.

CAMOZZATO, Viviane Castro. Entre a pedagogia legisladora e as pedagogias intérpretes. Revista Brasileira de Educação, Campinas, São Paulo, v. 21, n. 61, 2015. Disponível em: Acesso em: 15 mai. 2016.

CAMOZZATO, Viviane Castro. Pedagogias do Presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, abr./jun. 2014. p. 573-593. Disponível em: Acesso em: 15 mai. 2016.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Campinas, São Paulo, n. 23, p. 36-61, 2003. Disponível em: Acesso em: 15 mai. 2016.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomas Tadeu da. (org.) O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 133-166.

FARIAS, Mariana de Oliveira; MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Adoção por homossexuais: a família homoparental sob o olhar da psicologia jurídica. Curitiba: Juruá, 2009.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, Jun. 2002. Disponível em: . Acesso em: 23 Mar. 2016.

FONSECA, Claudia. Homoparentalidade: novas luzes sobre o parentesco. Estudos Feministas, v. 16, n. 3, p. 769-783, 2008.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GATO, Jorge. Famílias formadas por lésbicas e gays: as mães, os pais, os filhos e os outros. FERNANDES, Otília Monteiro; MAIA, Carla. (org.) A família portuguesa do século XIX. Lisboa: Parsival, 2015. p. 79-86.

GIROUX, Henry A. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In. SILVA, Tomas Tadeu da. (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. p. 132-158.

LIMA, Paola Candian Lessa de. De olho na tela: O consumo de séries de TV norte-americanas através da internet. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Comunicação Social. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013. Disponível em: Acesso em: 20 mar. 2016.

MELLO, L. Novas famílias: conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Garamont, 2005.

MODERN FAMILY. In. ABC Television Network. Disponível em: Acesso em 16 mar. 2016

MODERN FAMILY. In. WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: Acesso em: 10 mai. 2016.

PETERS, Michel. Estruturalismo, pós-estruturalismo e pós-modernismo. In.: _____. Pós-estruturalismo e Filosofia da Diferença. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000. p. 09-46.

SILVA, Tomas Tadeu da. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia. In: SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 139-144.

VEIGA-NETO. Alfredo. Uma vila voltada para trás. In: GALLO, Silvio & VEIGA-NETO, Alfredo. (org.) Fundamentalismo & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 67-106.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6816

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ