Pedagogias culturais no seriado Modern Family

Autores

  • Luciana Kornatzki Universidade Federal do Rio Grande - FURG, estudante
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG, docente

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6816

Palavras-chave:

Pedagogias culturais. Seriado Modern Family. Família.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar algumas pedagogias culturais produzidas pelo seriado norte-americano Modern Family, a partir das suas diferentes configurações familiares, das relações de parentesco que se estabelecem e das personagens que o compõem. Entende-se que as mídias possuem pedagogias culturais que contribuem para a produção de percepções e entendimentos sobre o significado de família, assim como educam os sujeitos, pois são capazes de produzir subjetividades e interferir no modo como as pessoas percebem a si e ao mundo. As pedagogias culturais de família presentes em Modern Family são produtoras de novas identidades de ser pai, mãe, filho ou filha, bem como de todo um conjunto de relações de parentesco que mobilizam os sujeitos na constituição de suas subjetividades.

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Biografia do Autor

Luciana Kornatzki, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, estudante

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências - Química da Vida e da Saúde, membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, docente

Professora Titular do Instituto de Educação; professora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (associação ampla FURG/UFRGS/UFSM) e no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental; Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE e bolsista de produtividade CNPq, nível 1C.

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

Kornatzki, L., & Ribeiro, P. R. C. (2017). Pedagogias culturais no seriado Modern Family. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 44–58. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6816

Edição

Seção

Dossiê temático

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