Políticas de inclusão em saúde

Autores

  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS http://orcid.org/0000-0001-5653-1175
  • Débora Duarte Freitas Professora no Instituto Federal Farroupilha. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9354

Palavras-chave:

inclusão, saúde, governo, risco.

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre os enredos entre inclusão e saúde, a partir de uma ideia de gestão de riscos, praticadas pelo Estado brasileiro, buscando responder: como as políticas de inclusão em saúde têm se constituído em formas de governo das condutas na sociedade brasileira contemporânea? O objetivo é o de debater como os enredos entre inclusão, saúde e gerenciamento da vida se manifestam em políticas brasileiras em uma racionalidade política contemporânea. Para tanto, nos debruçamos sobre materiais que versam sobre políticas de saúde para o Estado brasileiro, tendo por base a governamentalidade e a biopolítica. A partir das análises, foi possível refletir que as políticas inclusivas em saúde, pela educação, atuam na condução das condutas dos sujeitos para que se tornem saudáveis e responsáveis por si.

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Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

Professora Adjunta da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação e Licenciada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas.

Débora Duarte Freitas, Professora no Instituto Federal Farroupilha. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora do Instituto Federal Farroupilha. É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação Física e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Machado, R. B., & Freitas, D. D. (2020). Políticas de inclusão em saúde. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 171–186. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9354