AS FEMINILIDADES NOS LIVROS PARA A INFÂNCIA DO ACERVO DAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Francisca Alves da Silva Stefanelli Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Constantina Xavier Filha

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12671

Resumo

A pesquisa teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que integraram os acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os pressupostos teóricos foram os Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos Feministas e pressupostos foucaultianos. A pesquisa documental, que norteou as análises dos livros selecionados, teve como problemática: Quais são os modelos de feminilidades produzidas e/ou veiculadas nos livros para as infâncias? Quais identidades femininas são legitimadas nesses livros? Analisamos um total de 180 livros do acervo das obras complementares distribuídos nas séries iniciais do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.  Para a pesquisa, foi realizada a seleção de 26 livros, observando seus textos e ilustrações. Concluímos que os livros infantis mostram uma feminilidade construída seja a hegemônica seja a diferentemente das que se convencionou socialmente desejada.

PALAVRAS-CHAVE: Feminilidades. Gênero. Livros para a Infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Alves da Silva Stefanelli, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação pela UFMS/CPAN, integrante do GEPSEX – Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Educação e Gênero – CNPq/UFMS. Professora de Educação Básica da Rede Municipal de Corumbá-MS. Atualmente exercendo a função de Professora Coordenadora.

Constantina Xavier Filha

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – CPAN/UFMS. Pós-doutora em Educação pela UNIRIO e UNICAMP. Pesquisadora nas áreas de Gênero, Sexualidades, Direitos Humanos, Educação para as Sexualidades. Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão com crianças; produz filmes de animação com crianças em escolas públicas. Coordena o GEPSEX.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Alves da Silva Stefanelli, F., & Xavier Filha, C. (2024). AS FEMINILIDADES NOS LIVROS PARA A INFÂNCIA DO ACERVO DAS OBRAS COMPLEMENTARES DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Diversidade E Educação, 9(Especial), 485–508. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12671

Edição

Seção

N. Especial: Tecituras em Redes de Discussões e Afetos: interface..