Dança com corpos maduros como Tecnologia Social Performativa
TURNO 2 em cena
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i2.19724Keywords:
Dança com corpos maduros, Tecnologia social performativa, Companhia Turno 2, e-COOAR, Crise climáticaAbstract
Dance with mature bodies as Performative Social Technology: TURNO 2 on stage
O texto apresenta a arte da dança como tecnologia social ao vê-la como uma prática coletiva e transformadora capaz de mobilizar saberes, afetos e ações em prol da sociedade. Propõe refletir sobre o papel da dança com corpos maduros como agente colaborador na conscientização e enfrentamento da crise climática e social, destacando seu potencial de construção de conhecimento, transformação cultural e mobilização social. A coreografia Passantes, apresentada no evento e-COOAR/FURG, pela Companhia Turno 2, foi concebida artisticamente como prática ética e política capaz de provocar percepções e afetos nos públicos envolvidos. Ao escolher se articular como uma tecnologia social performativa, a companhia transforma a própria linguagem da dança em ação de intervenção no real, produzindo conhecimento, crítica e elaboração coletiva. Assim, a estética da obra operou como um espaço de saber insurgente, que não apenas comunica, mas também transforma quem dela participa dançando e a assistindo.
Downloads
References
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CAMARGO, Natália Cristina; FURTADO, Lucas Bezerra; CASTRO, Daniela Llopart. Corpos maduros em cena: processos de criação coreográfica da Companhia Turno 2. Revista da FUNDARTE. Montenegro, v. 64, n. 64, p. 1-21, Jun, 2025. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br Acesso em: 19.06.2025.
CASTRO, Daniela Llopart. Descortinando a dança no sul do Brasil: maturidade em cena. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores de Dança, 2022. Disponível em: https://portalanda.org.br/publicacoes/ Acesso em: 6, jun, 2025.
CASTRO, Daniela Llopart; MONTEIRO, Elisabete Alexandra Pinheiro; SANTOS, Eleonora Campos da Motta. Na vida, no palco, na cena: amadurecer dançando, por que não? Urdimento, Florianópolis, v.3, n.33, p. 351-362, dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018351 Acesso em: 22, jun, 2025.
DANTAS, Mônica. De que são feitos os dançarinos de “aquilo...” criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea. Movimento. v.11, n.2, p.31-57, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2867 Acesso em: 26, jun, 2025.
DAGNINO, Renato. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas: as palavras não se agarram às coisas. Trad. André Telles. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Repertório, Salvador, n. 16, p.11-23, 2011. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2021/03/Linha-2.pdf Acesso em: 6, jul, 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LEPECKI, André. Exhausting Dance: Performance and the Politics of Movement. New York: Routledge, 2012.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário – Patrimônio reinado em Minas Gerais. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2022.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
NÓBREGA, Terezinha; TIBÚRCIO, Larissa. A experiência do corpo na dança butô: indicadores para pensar a educação. Educação e Pesquisa, v.30, n.3, p. 461-468, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TSxg7zBGRs7dKdshzpLKQxR/abstract/?lang=pt Acesso em: 2, jul, 2025.
PERRON, W. Aging dancers: an alternate vision, 2015. Disponível em: http://wendyperron.com/aging-dancers-an-alternate-vision/ Acesso em: 11, jul, 2025.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHWAIGER, L. Performing one’s age: cultural constructions of aging and embodiment in western theatrical dancers. Dance Research Journal. v.37, n.1, p.107-120, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Daniela Llopart Castro, Viviani Rios Kwecko, Eleonora Campos da Motta Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.







