Trajetória de constituição e ação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA/UFSCAR): construindo pesquisas não alienadaspara uma educação não alienante

Autores

  • Haydée T. de Oliveira
  • Vânia G. Zuin
  • Amadeu J. M. Logarezzi
  • Rodolfo A. de Figueiredo

Palavras-chave:

grupos de pesquisa

Resumo

No contexto de institucionalização da educação ambiental no país, no que tange a sua inserção no mundo acadêmico, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (Gepea) da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) iniciou suas atividades em 1995, com a orientação da primeira monografia e constituiu-se formalmente como grupo de estudo em outubro de 1998, com seis integrantes. Sendo liderado pela professora Haydée Torres de Oliveira e pelo professor Amadeu Loagrezzi, o grupo cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq conta hoje com 7 pesquisadoras/es (Alessandra Pavesi, Carmen R.O. Farias, Liane B. Printes, Rodolfo A. de Figueiredo e Vania G. Zuin) e 19 estudantes-pesquisadoras/es, cujos projetos de pesquisa têm vínculo institucional. O grupo de estudo, de caráter interinstitucional e com encontros presenciais quinzenais, conta com uma lista de comunicação com cerca de 100 inscrições. Muitos desses participantes acompanham as atividades do grupo a distância, pois pertencem a outras instituições tanto do estado de São Paulo como fora dele. Em média, 15 participantes comparecem regularmente nos encontros presenciais, nos quais os trabalhos são apresentados, questões teóricas são discutidas, experiências são trocadas e ações de mobilização são encaminhadas. O grupo também utiliza o ambiente virtual de aprendizagem Moodle para disponibilização de textos, vídeos e áudios de interesse, dos relatos dos encontros e das produções coletiva e de membros do Gepea

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Biografia do Autor

Haydée T. de Oliveira

Possui em Ciências da Engenharia Ambiental e Pós-Doutora em Educação Ambiental. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações: Currículo Lattes

Vânia G. Zuin

Possui doutorado em Ciências e em Educação e Pós-Doutora em Química. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Química e em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Mais informações: Currículo Lattes

Amadeu J. M. Logarezzi

Possui doutorado em Ciências Físico Químicas pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação e é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufscar, onde atua na linha de pesquisa sobre Teorias e Práticas Pedagógicas e em Educação.

Mais informações: Currículo Lattes

Rodolfo A. de Figueiredo

Possui doutorado em Ecologia. Atualmente é professor Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Como Citar

Oliveira, H. T. de, Zuin, V. G., Logarezzi, A. J. M., & Figueiredo, R. A. de. (2010). Trajetória de constituição e ação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA/UFSCAR): construindo pesquisas não alienadaspara uma educação não alienante. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 14(2), 71–78. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1601

Edição

Seção

Artigos