Análise da atividade pesqueira no município de Rio Grande e sua inserção no modelo de educação ambiental

Autores

  • Marcus Vinícius Alves Finco
  • Patrízia Raggi Abdallah

Palavras-chave:

Atividade pesqueira, educação ambiental, Rio Grande

Resumo

A pesca é uma das atividades mais antigas do estado do Rio Grande do Sul, sendo considerada de grande importância para esta sociedade. Nesse contexto, destaca-se o município de Rio Grande como maior produtor de pescado do Estado. Este trabalho consiste em uma análise da atividade pesqueira no município de Rio Grande, no período de 1970 a 1998, a partir de um estudo da produção e do desempenho do segmento industrial pesqueiro, valor da produção e geração de emprego na pesca, visando uma análise minuciosa da relação existente entre o recurso natural e o ser humano. A metodologia utilizada foi a da coleta, elaboração e análise dos dados referentes à atividade pesqueira durante o período compreendido, bem como uma dos coeficientes de elasticidade-preço da oferta e demanda de pescado em Rio Grande. O estudo apresenta uma queda da produção pesqueira em Rio Grande, bem como no estado do Rio Grande do Sul, levando à redução do parque industrial pesqueiro gaúcho e indicando a presença da sobrepesca como principal fator de redução do estoque pesqueiro. Os coeficientes elasticidade-preço da demanda (-0,157) e da oferta (0,177) indicam a realidade do município, ou seja, embora haja uma enorme na produção de pescado, variações nos preços não provocam mudanças significativas nas quantidades produzidas nem consumidas desses produtos. O trabalho encerra-se com algumas observações quanto à racionalização da captura do pescado e sobre como a Educação Ambiental poderia influenciar a explotação racional do recurso natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Alves Finco

Atualmente é professor assistente II da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisador permanente e membro fundador do Núcleo de Economia Solidária (NESol) da UFT. Possui mestrado em Desenvolvimento Rural (ênfase em Economia Rural) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mais informações: Currículo Lattes

Patrízia Raggi Abdallah

Pesquisadora do Centro de Estudo em Economia e Meio Ambiente (CEEMA) FURG e professora do Departamento de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FURG.

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Finco, M. V. A., & Abdallah, P. R. (2009). Análise da atividade pesqueira no município de Rio Grande e sua inserção no modelo de educação ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 5. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1098

Edição

Seção

Artigos