UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Elisabete Priedols Universidade Guarulhos – UnG.
  • Heloisa Helena Priedols Universidade Guarulhos – UnG.
  • Marisa Vianna Mesquita Universidade Guarulhos – UnG.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3968

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Cidadania Planetária, Universidade

Resumo

Da simples observação do volume de papel consumido por um estudante durante a sua jornada universitária, levantou-se o questionamento acerca do papel das universidades na formação de indivíduos ambientalmente conscientes. Assim, este trabalho é baseado, inicialmente, no levantamento de dados da percepção ecológica real dos alunos universitários, da Universidade Guarulhos – Guarulhos – SP, quais hábitos trazem e o que esperam da universidade que os acolhe. Experimentalmente, o questionamento foi aplicado com os alunos ingressantes e último-anistas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação Artística, possibilitando um parâmetro entre as expectativas dos recém-chegados e a realidade constatada dos diplomandos. São eles os possíveis atores no processo de formação de futuros cidadãos, e, justamente por essa razão, faz-se necessária a intervenção para sensibilizar sobre a problemática ambiental e para que adquiram responsabilidade participativa, configurando-se em multiplicadores do conhecimento científico. Da análise dos resultados surge a proposta de criação do AUREA – Abraço Universitário à Rede de Educação Ambiental para a implantação de uma Educação Ambiental emancipatória na Universidade Guarulhos, que envolverá os alunos, corpo docente, funcionários e comunidade, possibilitando ações efetivas que permitam o crescimento como seres humanos responsáveis pelos cuidados ao planeta. Acredita-se que inovando comportamentos, renovando ideias, mudando hábitos, compartilhando experiências e quebrando paradigmas, por meio do afeto, da tolerância, do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, o exercício da Cidadania Planetária tornará possível transformá-la em uma Universidade Sustentável.

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Biografia do Autor

Elisabete Priedols, Universidade Guarulhos – UnG.

Mestranda em Educação, Arte e História da Cultura – Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM; Especialista em Educação Ambiental, Licenciada em Educação Artística e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Guarulhos – UnG.

Heloisa Helena Priedols, Universidade Guarulhos – UnG.

Especialista em Educação Ambiental, Bacharel em Ciências Biológicas e Bacharel em Direito – Universidade Guarulhos – UnG.

Marisa Vianna Mesquita, Universidade Guarulhos – UnG.

Doutoranda em Geociências e Meio Ambiente – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP; Mestre em Paleontologia Estratigráfica – Universidade Guarulhos, UnG; Professora Universitária e Pesquisadora – Universidade Guarulhos – UnG.

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Publicado

2013-10-12

Como Citar

Priedols, E., Priedols, H. H., & Mesquita, M. V. (2013). UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: PROPOSTA PARA (TRANS)FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3968