Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres <BR> Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals

Autores

  • Paula Fabiana Pinheiro UFRGS
  • Eunice Aita Isaia Kindel UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3790

Palavras-chave:

filmes infantis, posse de animais, antropocentrismo

Resumo

Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Fabiana Pinheiro, UFRGS

Licenciada em Ciências Biológicas, UFRGS, Porto Alegre

Eunice Aita Isaia Kindel, UFRGS

Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, Área Ensino de Ciências; Doutora em Educação pela UFRGS, Porto Alegre

Referências

ARAUJO, Ana Claudia Bentancor et. al. Diagnóstico sobre a avifauna apreendida e entregue espontaneamente na Região Central do Rio Grande do Sul, Brasil. R. bras. Bioci., Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 279-284, jul./set. 2010.

CALLICOTT, John Baird. Conservation Values and ethics. In: GROOM; MEFFE & CARROL (eds). Principles of Conservation Biology. Sunderland, Massachusetts: Sinauer Associates, 2006. p. 111-135.

DAITX, Vanessa Vitcoski. O ensino de ciências e a visão antropocêntrica [recurso eletrônico]. 2010. 60 f. : il. Trabalho de conclusão(graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Licenciatura em Ciências Biológicas, Porto Alegre, BR-RS, 2010.

DUARTE, Rosália Maria. Cinema & educação. 2. ed. Belo Horizonte : Autêntica, 2002. 127 p. (Temas & educação ; 3)

DUARTE, Rosália Maria. Entrevistas em pesquisas qualitativas. In: Educar em revista. Curitiba N. 24 (jul./dez. 2004), p. 213-225

GIOVANINI, Dener. 1º Relatório Nacional Sobre o Tráfico de Fauna Silvestre. Brasília: Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais – RENCTAS, 2002. 108p.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 11. ed. Campinas : Papirus, 2009. 120 p.

KINDEL, Eunice Aita Isaia. A natureza no desenho animado ensinando sobre homem, mulher, raça, etnia e outras coisas mais.... 2003. 201 f. : il. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2003.

KINDEL, Eunice Aita Isaia. A docência em ciências naturais : construindo um currículo para o aluno e para a vida. Erechim : Edelbra, 2012. p. 67 (Entre nós ; 2)

ROCHA, Michelle da Silva Pimentel et. al. Aspectos da comercialização ilegal de aves nas feiras livres de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Paraíba, v. 6, n. 2 – p. 204 - 211, 2º Semestre 2006.

SERPELL; James A. Anthropomorphism and Anthropomorphic Selection—Beyond the “Cute Response”. Society & Animals, Leiden, v. 11, nº 1, p.83-100, 2003.

VINING; Joanne. The Connection to Other Animals and Caring for Nature. Human Ecology Review, USA, v. 10, nº 2, p.87-99, 2003.

¹Licenciada em Ciências Biológicas, UFRGS, Porto Alegre; paulafpinheiro@yahoo.com.br

² Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, Área Ensino de Ciências; Doutora em Educação pela UFRGS, Porto Alegre; eunicekindel@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Pinheiro, P. F., & Aita Isaia Kindel, E. (2013). Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres <BR> Debates about children’s movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 27–48. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3790

Edição

Seção

Artigos