Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres <BR> Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals

Autores/as

  • Paula Fabiana Pinheiro UFRGS
  • Eunice Aita Isaia Kindel UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3790

Palabras clave:

filmes infantis, posse de animais, antropocentrismo

Resumen

Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Paula Fabiana Pinheiro, UFRGS

Licenciada em Ciências Biológicas, UFRGS, Porto Alegre

Eunice Aita Isaia Kindel, UFRGS

Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, Área Ensino de Ciências; Doutora em Educação pela UFRGS, Porto Alegre

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¹Licenciada em Ciências Biológicas, UFRGS, Porto Alegre; paulafpinheiro@yahoo.com.br

² Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, Área Ensino de Ciências; Doutora em Educação pela UFRGS, Porto Alegre; eunicekindel@gmail.com

Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Pinheiro, P. F., & Aita Isaia Kindel, E. (2013). Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres <BR> Debates about children’s movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 27–48. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3790

Número

Sección

Artigos