PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3094Palavras-chave:
Criança, Equidade de Gênero, Televisão, Educação Ambiental.Resumo
Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de analisar o conteúdo das mensagens contidas nos programas infantis, transmitidos pela televisão e sua possível influência na formação da consciência ambiental e da eqüidade de gênero. Selecionou-se três emissoras de televisão, identificadas por A, B e C, com programação aberta e de grande influência nacional. As gravações foram feitas em fitas VHS, durante quatro dias, em semanas alternadas. Escolheu-se o turno da manhã, pois neste período se concentram o maior número de programas destinados às crianças. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo três momentos distintos: animação de auditório; comerciais e desenhos animados. Para cada um procurou-se apreender as dimensões educacional, verbal e visual, atentando-se para a postura dos personagens. Verificou-se que os conteúdos veiculados pelos programas analisados estimulavam à violência, o consumismo e a indiferença pelo meio ambiente. Discutir a qualidade dos conteúdos que, através dos programas infantis vêm sendo inculcados nas crianças, deve ser atitude usual entre familiares e educadores, pois questões de educação ambiental e eqüidade de gênero estão relacionadas entre si, são veiculadas pela mídia e interferem na formação da personalidade das crianças.Downloads
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Publicado
2012-11-12
Como Citar
Barlem, E. L. D., Silva, B. T. da, Fonseca, A. D. da, & Gomes, V. L. de O. (2012). PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3094
Edição
Seção
Artigos