PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO

Autores

  • Edison Luiz Devos Barlem Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Bárbara Tarouco da Silva Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Adriana Dora da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Vera Lúcia de Oliveira Gomes Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3094

Palavras-chave:

Criança, Equidade de Gênero, Televisão, Educação Ambiental.

Resumo

Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de analisar o conteúdo das mensagens contidas nos programas infantis, transmitidos pela televisão e sua possível influência na formação da consciência ambiental e da eqüidade de gênero. Selecionou-se três emissoras de televisão, identificadas por A, B e C, com programação aberta e de grande influência nacional. As gravações foram feitas em fitas VHS, durante quatro dias, em semanas alternadas. Escolheu-se o turno da manhã, pois neste período se concentram o maior número de programas destinados às crianças. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo três momentos distintos: animação de auditório; comerciais e desenhos animados. Para cada um procurou-se apreender as dimensões educacional, verbal e visual, atentando-se para a postura dos personagens. Verificou-se que os conteúdos veiculados pelos programas analisados estimulavam à violência, o consumismo e a indiferença pelo meio ambiente. Discutir a qualidade dos conteúdos que, através dos programas infantis vêm sendo inculcados nas crianças, deve ser atitude usual entre familiares e educadores, pois questões de educação ambiental e eqüidade de gênero estão relacionadas entre si, são veiculadas pela mídia e interferem na formação da personalidade das crianças.

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Biografia do Autor

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Enfermeiro. Aluno do Mestrado em Enfermagem da Fundação Universidade Federal do rio Grande (FURG-RS). Bolsista da CAPES.

Bárbara Tarouco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Enfermeira. Aluna do Mestrado em Enfermagem da FURG-RS. Bolsista da CAPES.

Adriana Dora da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Enfermagem da FURG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade/ GEPEGS.

Vera Lúcia de Oliveira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Enfermagem da FURG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade/ GEPEGS.

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Publicado

2012-11-12

Como Citar

Barlem, E. L. D., Silva, B. T. da, Fonseca, A. D. da, & Gomes, V. L. de O. (2012). PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3094