Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres <BR> Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3790Palavras-chave:
filmes infantis, posse de animais, antropocentrismoResumo
Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula.Downloads
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¹Licenciada em Ciências Biológicas, UFRGS, Porto Alegre; paulafpinheiro@yahoo.com.br
² Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS, Área Ensino de Ciências; Doutora em Educação pela UFRGS, Porto Alegre; eunicekindel@gmail.com