Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais

Authors

  • Rossano Diniz Secretária municipal de educação e desporto-SMED
  • Fabrício Boscolo Del Vecchio Universidade Federal Pelotas UFPEL

Keywords:

Taekwondo (Artes Marciais). Comportamento. Jovens.

Abstract

O Taekwondo (TKD) é uma arte marcial coreana e esporte olímpico. Além do desenvolvimento físico, exerce grande influência na formação do cidadão através dos seus princípios básicos. Programas que envolveram o TKD foram capazes de gerar diminuição da agressividade, aumento da auto-estima e de valores sociais positivos entre adolescentes. Objetivo: Verificar se a prática de TKD contribui na formação cidadã e no aprimoramento do comportamento social de jovens. Materiais e métodos: Após 12 meses de prática da modalidade, aplicou-se questionário sobre desempenho escolar e comportamento dos praticantes do projeto “Quem Luta Não Briga” aos seus professores e responsáveis. Resultados: De 46 jovens envolvidos (11,1±2,8 anos de idade), 44 obtiveram resultados satisfatórios referentes a comportamentos positivos após o início da prática do Taekwondo

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rossano Diniz, Secretária municipal de educação e desporto-SMED

Professor esp.SMED

Fabrício Boscolo Del Vecchio, Universidade Federal Pelotas UFPEL

Professor Dr. UFPEL

Published

2014-02-21

How to Cite

Diniz, R., & Vecchio, F. B. D. (2014). Projeto"quem luta não Briga":impressões de responsáveis e professores quanto aos efeitos da prática do TAEKWONDO em variáveis comportamentais. Revista Didática Sistêmica, 19–30. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4185

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo