<b>Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin</b>

Authors

  • Caroline Terra de Oliveira
  • Victor Hugo Guimarães Rodrigues

Keywords:

Conhecimento científico. Pensamento científico clássico. Complexidade.

Abstract

The aim of this article is to emphasize the dialogue between two epistemologists, Gaston Bachelard and Edgar Morin, emphasizing the constructed critics in relation to the classic scientific thought, primarily, about the deterministic conception and the mechanics of the world formulated by Descartes. So, it is distinguished the contribution of the authors in what it refers to the reflexion about the science and construction of the knowledge and the imperative challenge of guiding us by a complex thought that contextualize and establishes a connection with the problems lived in the present time.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Terra de Oliveira

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul (2004) e Mestre em Educação Ambiental (2008) pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Victor Hugo Guimarães Rodrigues

Graduado em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Católica de Pelotas (1984), mestrado em Antropologia Filosófica pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e doutorado em Filosofia (Estética) pela Universidade de São Paulo (1999). Professor-pesquisador líder do NUPPEO e do NEL da FURG. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Published

2010-03-30

How to Cite

de Oliveira, C. T., & Rodrigues, V. H. G. (2010). <b>Novos rumos do saber contemporâneo: problematizando o pensamento científico através do diálogo entre duas vertentes epistemológicas – Gaston Bachelard e Edgar Morin</b>. Revista Didática Sistêmica, 6, 160–165. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1248

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.