<b>Revolucionante</b>

Autores

  • Felipe Bruno Martins Fernandes

Palavras-chave:

Revolução. Complexidade. Marxismo.

Resumo

Revolucionante é um ensaio teórico sobre fragmentos da obra de Edgar Morin, pensador francês. Materializa-se como artigo voltado às companheiras e aos companheiros com identidade de esquerda, principalmente revolucionária; diz-se isso devido à linguagem e aspectos sócio-culturais divididos com estes indivíduos. Busca perceber como a complexidade se insere no cotidiano da luta social, muitas vezes individual, além de nos fazer questionar algumas certezas que tínhamos. Morin estrutura o pensamento da complexidade, que prediz que pensamentos e posições devem tencionar-se e não se tentar excluir a outridade. Debate, em momentos diferentes, a crise de paradigma, aspectos do marxismo e questões sobre a revolução. Conclui-se que é provável a necessidade de refiguração de diversos entes que se reproduzem em nossas mentes, idéias, para uma noção de fenomenologização, na qual, se optássemos por (re)figurar o pensamento, teríamos a possibilidade de vivermos nossos desejos, sonhos e utopias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Bruno Martins Fernandes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Atualmente é doutorando interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-03-25

Como Citar

Fernandes, F. B. M. (2010). &lt;b&gt;Revolucionante&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 2, 87–96. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1201

Edição

Seção

Artigos