PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v21i1.9063Palavras-chave:
educação física, ginástica de academia, programas de ginásticaResumo
Resumo: Alinhado à expansão do número de academias de ginástica no Brasil, surgiu um novo produto no mercado do fitness: as franquias de programas de aulas pré-coreografadas. Diante desse cenário, o artigo buscou identificar o que leva um professor de Educação Física a se tornar um franqueado, bem como discutir possíveis interfaces entre sua atuação profissional e a formação inicial. Entrevistas foram realizadas com cinco profissionais de Educação Física com formação em licenciatura, franqueados a um programa de aulas pré-coreografadas e atuantes com a modalidade a que são franqueados no momento da pesquisa. Concluímos que as principais motivações para se tornar um franqueado são o gosto pessoal pela dança, as experiências sociocorporais anteriores à formação inicial, o suporte fornecido pela franquia e o marketing disponibilizado pela mesma. Isto afeta a atuação profissional no sentido de sua responsabilização por se manter atualizado e atuante no mercado recrutando um público-alvo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-06-2020
Como Citar
Oliveira, E., & Freitas, G. (2020). PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Didática Sistêmica, 21(1), 40–52. https://doi.org/10.14295/rds.v21i1.9063
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo