A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Autores

  • Ariane Corrêa Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7839

Palavras-chave:

Basquetebol. Ensino Superior. Esporte. Educação Física.

Resumo

Este relato tem como fio condutor uma experiência docente na disciplina de Basquetebol do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. O desenvolvimento do Plano de Ensino esteve centrado em produzir uma experiência com a modalidade que considerasse seus aspectos estruturais, as perspectivas de ensino e os debates sobre a heterogeneidade do esporte. Com desse mote, a disciplina foi dividida em quatro blocos: o primeiro estava relacionado à estruturação de uma modalidade esportiva; o segundo se referia às experiências táticas e técnicas conduzidas por diferentes perspectivas de ensino; o terceiro bloco considerava a verticalização das análises sobre metodologias; por fim, experimentamos a sistematização de processos de ensino-aprendizagem do basquetebol. A disciplina esteve centrada em produzir processos reflexivos sobre os conteúdos e, principalmente, sobre os significados de cada escolha docente, buscando deslocar o ensino do basquetebol de uma concepção fragmentada da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Como Citar

Pacheco, A. C. (2018). A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE. Revista Didática Sistêmica, 19(2), 41–54. https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7839

Edição

Seção

Artigos