A DISCIPLINA DE BASQUETEBOL NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

Ariane Corrêa Pacheco

Resumo


Este relato tem como fio condutor uma experiência docente na disciplina de Basquetebol do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. O desenvolvimento do Plano de Ensino esteve centrado em produzir uma experiência com a modalidade que considerasse seus aspectos estruturais, as perspectivas de ensino e os debates sobre a heterogeneidade do esporte. Com desse mote, a disciplina foi dividida em quatro blocos: o primeiro estava relacionado à estruturação de uma modalidade esportiva; o segundo se referia às experiências táticas e técnicas conduzidas por diferentes perspectivas de ensino; o terceiro bloco considerava a verticalização das análises sobre metodologias; por fim, experimentamos a sistematização de processos de ensino-aprendizagem do basquetebol. A disciplina esteve centrada em produzir processos reflexivos sobre os conteúdos e, principalmente, sobre os significados de cada escolha docente, buscando deslocar o ensino do basquetebol de uma concepção fragmentada da Educação Física.

Palavras-chave


Basquetebol. Ensino Superior. Esporte. Educação Física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7839

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ