A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX.

Autores

  • Fabiana Gazzotti Mayboroda Universidade do vale do Rio dos Sinos
  • Leandro Forell Universidade do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Integral, História da Educação, História da Educação Física

Resumo

O artigo analisa inicialmente que a Educação Integral em jornada ampliada apresenta-se como uma discussão no campo das políticas educacionais da atualidade, faz-se então uma reflexão sobre a noção de Educação Integral em determinados tempos históricos. Atenta-se ao fato que é possível reconhecer que propostas que visavam a ocupação do tempo e da ociosidade de crianças para além da jornada escolar mínima, já existiram e servem de referência para a proposta atual de Educação Integral instituída no país. É realizada uma descrição e análise da experiência de Educação Integral, acontecida nas praças de Porto Alegre, no começo do século XX, chamada de “Jardins de Recreio”. Utilizando-se da abordagem da História Cultural, objetivou-se entender a implantação dessa experiência. Realizou-se uma análise documental dos Boletins Técnicos, procurando entender as influências das políticas do Serviço de Recreação Pública na construção do ideário de cidade moderna, higiênica, bela e regrada, em um espaço não escolar e considerado como complemento a escola.

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Biografia do Autor

Fabiana Gazzotti Mayboroda, Universidade do vale do Rio dos Sinos

Pedagoga - Habilitação em Supervisão e Administração Escolar Esp. em Educação Integral e Integrada na Escola Contemporânea - UFRGS Mestra em Educação - UNISINOS

Leandro Forell, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre e doutor em Ciência do Movimento Humano - UFRGS Professor Adjunto da UERGS Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - UERGS

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Mayboroda, F. G., & Forell, L. (2017). A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA TRAMA DA CIDADE: A CONSTITUIÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Revista Didática Sistêmica, 18(2), 43–55. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6872

Edição

Seção

Artigos