BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Lóry da Silveira Ribeiro, Elisabete da Silveira Ribeiro

Resumo


O texto a seguir foi construído a partir de estudos para qualificar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A referida escrita busca realizar uma breve análise sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação, assim como provocar novas inquietações e diálogos sobre esta questão, já que, no Brasil, ainda se têm poucas análises registradas em relação a este tema. Transtorno do Espectro Autista prejudica o processo evolutivo da criança, pois limita três áreas essenciais ao seu desenvolvimento global, sendo estas: a interação social, a comunicação e o comportamento (que aparece como repetitivo e estereotipado). Neste artigo tenta-se demonstrar que existem possibilidades para as pessoas que sofrem com o espectro, pois hoje se tem ciência de que podem se destacar nas diferentes áreas, desde que estas sejam do seu interesse.

Palavras-chave


Transtorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva.

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DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v18i1.5653

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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