BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Lóry da Silveira Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Elisabete da Silveira Ribeiro Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v18i1.5653

Palavras-chave:

Transtorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva.

Resumo

O texto a seguir foi construído a partir de estudos para qualificar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A referida escrita busca realizar uma breve análise sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação, assim como provocar novas inquietações e diálogos sobre esta questão, já que, no Brasil, ainda se têm poucas análises registradas em relação a este tema. Transtorno do Espectro Autista prejudica o processo evolutivo da criança, pois limita três áreas essenciais ao seu desenvolvimento global, sendo estas: a interação social, a comunicação e o comportamento (que aparece como repetitivo e estereotipado). Neste artigo tenta-se demonstrar que existem possibilidades para as pessoas que sofrem com o espectro, pois hoje se tem ciência de que podem se destacar nas diferentes áreas, desde que estas sejam do seu interesse.

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Biografia do Autor

Lóry da Silveira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica do Curso de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande

Elisabete da Silveira Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação – Professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Ribeiro, L. da S., & Ribeiro, E. da S. (2017). BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Didática Sistêmica, 18(1), 43–55. https://doi.org/10.14295/rds.v18i1.5653

Edição

Seção

Artigos