CAMINHO DA FÉ

CICLOTURISMO E MONTANHAS

Autores

Resumo

O ramal principal do Caminho da Fé (CF), inaugurado em 2003, é uma rota de peregrinação de 324 Km entre o município de Águas da Prata/SP e o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida/SP. Atualmente ele atrai a cada ano, aproximadamente, mais de 40 mil peregrinos, sendo que mais da metade são de cicloturistas. Este artigo, resultado de uma pesquisa de doutorado entre os anos de 2018 e 2023, tendo como metodologia a pesquisa qualitativa, analisou através de questionário semiestruturado, observação e cicloviagens, como ocorre o cicloturismo neste caminho. Chegamos à conclusão de que, além das motivações relacionadas a elementos da fé, o que também motiva os cicloturistas é o contato com a natureza, sobretudo no que diz respeito às montanhas enquanto elementos de geograficidade que despertam os sentidos de pertencer ao mundo. Tal experiência é primordialmente possibilitada em função da vivência de um lazer saboreado em duas rodas de uma bicicleta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Marin Viestel, IFSULDEMINAS

Doutor em Estudos do Lazer (UFMG/EEFFTO/LAZER), Mestre em Educação (UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba), Especialização em História Moderna e do Brasil (UNI-BH), Aperfeiçoamento Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (Faculdade Metropolitana - Ribeirão Preto/SP), Aperfeiçoamento em História Antiga, Medieval e Moderna (Faculdade Metropolitana - Ribeirão Preto/SP), Aperfeiçoamento em Educação Ambiental (UFSJ), Graduado em História (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto). Cursando Segunda Graduação em Geografia (UNINTER). Cursando Segunda Graduação em Filosofia (UNINTER). Cursando Segunda Graduação em Pedagogia (UNINTER).Professor EBTT do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes, Minas Gerais. Coordenador do Museu de História Natural "Prof. Laércio Loures". Vice Coordenador do Centro de Memória do Campus Inconfidentes (IFSULDEMINAS).Trabalha com as temáticas: Caminho da Fé; Caminhos Religiosos do Brasil; Ciclismo; Cicloturismo; Lazer; Inclusão; Natureza. Estudante de Francês (SESC/SC). Curso Captação de Recursos no Turismo: Estratégias Eficazes para o Desenvolvimento (IFSULDEMINAS/40h). Avaliador de Projetos de Extensão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Instituto Federal Fluminense (IFF); Instituto Federal de Alagoas (IFA). Ciclista e cicloturista como filosofia de vida e prática de pesquisa. Integrante do CAPARAÓ - Grupo de Pesquisa sobre Natureza (EEFFTO/UFMG).

 

Downloads

Publicado

22-08-2025

Como Citar

Viestel, R. M. (2025). CAMINHO DA FÉ: CICLOTURISMO E MONTANHAS. Revista Didática Sistêmica, 27(1), 95–104. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16859

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo