O conceito de experiência no trabalho docente em Educação Física: contribuições de John Dewey e Edward Palmer Thompson

Autores

  • Vera Regina Oliveira Diehl UFRGS
  • Lisandra Oliveira Silva UFRN
  • Gabriela Bins UFRGS
  • Natacha Tavares UFRGS

Palavras-chave:

Experiência de Vida, Trabalho Docente, Educação Física

Resumo

Este texto apresenta considerações relacionadas ao conceito de experiência de vida e sua influência na constituição do trabalho docente em Educação Física, a partir de duas perspectivas teóricas. Para atingir o objetivo, realizamos uma revisão bibliográfica, baseada no pensamento de John Dewey e Edward Palmer Thompson que centram suas análises na experiência como elemento fundamental para pensar a práxis educativa contemporânea. A partir das contribuições desses autores percebemos significativa conexão entre a experiência e o trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Oliveira Diehl, UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da ESEF/UFRGS. Integrante do F3P-EFICE/ESEF/UFRGS

Lisandra Oliveira Silva, UFRN

Doutora em Ciências do Movimento Humano PPGCMH/ESEF/UFRGS. Docente do Magistério Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Gabriela Bins, UFRGS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da ESEF/UFRGS. Integrante do F3P-EFICE/ESEF/UFRGS

Natacha Tavares, UFRGS

Graduanda de Educação Física – ESEF/UFRGS. Bolsista de IC/F3P-EFICE/UFRGS.

Downloads

Publicado

02-09-2015

Como Citar

Diehl, V. R. O., Silva, L. O., Bins, G., & Tavares, N. (2015). O conceito de experiência no trabalho docente em Educação Física: contribuições de John Dewey e Edward Palmer Thompson. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 250–259. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5224

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola