LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11847

Palavras-chave:

História, Educação, Gênero, Literatura

Resumo

O presente artigo visa discutir a contribuição dos textos literários como relevantes fontes históricas, configurando-se como um acesso ao pensar e sentir dos sujeitos de um determinado contexto sócio - histórico. Entre tais vislumbres, pode-se compreender de que formas as questões de gênero eram pensadas e representadas pelos atores sociais, contribuindo para a constituição de uma consciência histórica, um pensar crítico. O texto a seguir é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como fonte principal o drama intitulado Amor e Ouro (1906), da militante libertária Agostina Guizzardi. Foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011) e Moraes (1999), a fim de estabelecer categorias que resultaram na construção de uma narrativa histórica acerca da obra e dos sujeitos envolvidos em sua produção e quais eram algumas das representações de gênero que circulavam na sociedade riograndina nos primórdios do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Meirelles Macedo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande, Bolsista Capes; Mestre em História pela mesma instituição. Atuou por 5 anos como professora-tutora à distância no Curso de Pedagogia - UAB-FRUG.

Daniel Porciuncula Prado, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Professor de História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação( ICHI- FURG).Mestre e Doutor em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Educação em Educação Ambiental( PPGEA-FURG).

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professora adjunta do Instituto de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

05-02-2021

Como Citar

Macedo, S. M., Prado, D. P., & Garcia, N. M. (2021). LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 30–42. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11847