LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11847Palavras-chave:
História, Educação, Gênero, LiteraturaResumo
O presente artigo visa discutir a contribuição dos textos literários como relevantes fontes históricas, configurando-se como um acesso ao pensar e sentir dos sujeitos de um determinado contexto sócio - histórico. Entre tais vislumbres, pode-se compreender de que formas as questões de gênero eram pensadas e representadas pelos atores sociais, contribuindo para a constituição de uma consciência histórica, um pensar crítico. O texto a seguir é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como fonte principal o drama intitulado Amor e Ouro (1906), da militante libertária Agostina Guizzardi. Foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011) e Moraes (1999), a fim de estabelecer categorias que resultaram na construção de uma narrativa histórica acerca da obra e dos sujeitos envolvidos em sua produção e quais eram algumas das representações de gênero que circulavam na sociedade riograndina nos primórdios do século XX.Downloads
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Publicado
05-02-2021
Como Citar
Macedo, S. M., Prado, D. P., & Garcia, N. M. (2021). LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 30–42. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11847
Edição
Seção
Dossiê