LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11847

Palavras-chave:

História, Educação, Gênero, Literatura

Resumo

O presente artigo visa discutir a contribuição dos textos literários como relevantes fontes históricas, configurando-se como um acesso ao pensar e sentir dos sujeitos de um determinado contexto sócio - histórico. Entre tais vislumbres, pode-se compreender de que formas as questões de gênero eram pensadas e representadas pelos atores sociais, contribuindo para a constituição de uma consciência histórica, um pensar crítico. O texto a seguir é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como fonte principal o drama intitulado Amor e Ouro (1906), da militante libertária Agostina Guizzardi. Foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011) e Moraes (1999), a fim de estabelecer categorias que resultaram na construção de uma narrativa histórica acerca da obra e dos sujeitos envolvidos em sua produção e quais eram algumas das representações de gênero que circulavam na sociedade riograndina nos primórdios do século XX.

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Biografia do Autor

Sabrina Meirelles Macedo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande, Bolsista Capes; Mestre em História pela mesma instituição. Atuou por 5 anos como professora-tutora à distância no Curso de Pedagogia - UAB-FRUG.

Daniel Porciuncula Prado, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Professor de História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação( ICHI- FURG).Mestre e Doutor em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Educação em Educação Ambiental( PPGEA-FURG).

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professora adjunta do Instituto de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

2021-02-05

Como Citar

Macedo, S. M., Prado, D. P., & Garcia, N. M. (2021). LITERATURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 30–42. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11847