FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11666

Palavras-chave:

Formação docente. Professor pesquisador. Professor reflexivo.

Resumo

O presente trabalho é resultado de reflexões acerca da importância da formação docente para a educação brasileira. Precisamente, unimos nossas forças e nossas formações teóricas e acadêmicas para por em foco essa temática, buscando qualificar nossas próprias práticas educacionais. Dessa forma, este texto traz notas sobre os conceitos de professor pesquisador e de professor reflexivo, e as observações que pontuamos, como também, os questionamentos que procuramos responder são pertinentes, na medida em que, quando o assunto é educação e formação, reflexões são sempre necessárias. Salientamos, assim, de antemão, que entendemos que o ato de ensinar não é apenas o de transferir conhecimento, mas, de criar possibilidades para a sua construção, contando tanto com aspectos científicos quanto com aspectos humanos e sociais, já que é impossível ensinar sem a capacidade de amar. É impossível ensinar sem laços de afeto, principalmente.

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Biografia do Autor

Naiara Souza da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Professora Doutora em Letras - UFPEL Especialista em Docência no Ensino Superior - São Luis/SP Mestre em Letras - Linguística Aplicada - UCPEL Licenciada em Letras (Português/Inglês) - UCPEL/Pelotas/RS

Angela Mara Bento Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Doutora em Letras: Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Professora Adjunta do Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Jaguarão/RS). Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Especialista em Administração de Serviços Turísticos pela mesma instituição de ensino

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Publicado

2021-02-05

Como Citar

Silva, N. S. da, & Ribeiro, A. M. B. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE: NOTAS SOBRE PROFESSOR PESQUISADOR E PROFESSOR REFLEXIVO. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 96–107. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11666