O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A UM INSTRUMENTO AVALIATIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11639

Palabras clave:

Avaliação, Formação de professores, Portfólio

Resumen

Esta pesquisa qualitativa e bibliográfica discute a formação de professores a partir de referenciais teóricos relacionados a práticas avaliativas mediadas pelo portfólio. Os dados empíricos foram obtidos em quatro periódicos da área da Educação, nove artigos, inferidos pela Análise Conteúdo, na qual emergiram as categorias: protagonismo discente, o feedback, a autoavaliação e a capacidade reflexiva. Constatou-se que o portfólio se caracteriza como uma ferramenta de avaliação formativa, que proporciona o fortalecimento do vínculo da relação professor-estudante e aluno-aluno. Por fim, recomenda-se sua implantação nas licenciaturas, pois permite aos acadêmicos o acompanhamento ativo do processo de ensino e aprendizagem, estimulando a reflexão, o pensamento crítico e a autoavaliação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-02-05

Cómo citar

Krause Bierhalz, C. D., Mena, L. P., & Stoll, V. G. (2021). O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A UM INSTRUMENTO AVALIATIVO. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 9–17. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11639

Número

Sección

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.