COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DE SI
visibilidades de estudantes em uma escola da periferia urbana
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.8903Mots-clés :
Experiência de si, Cotidiano, Currículo escolar, Jogos de Linguagem.Résumé
Este artigo pesquisa o cotidiano de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, investigando como articular tal cotidiano ao currículo dos anos finais da Educação Básica em uma escola da periferia do município de Pelotas - RS. Para tanto, o trabalho faz aproximações entre cotidiano, na perspectiva de Michel de Certeau, e entre jogos de linguagem, segundo Ludwig Wittgenstein. A fim de priorizar a cultura dos/as estudantes no currículo escolar, construímos uma experiência educativa inspirada no pensamento de Jorge Larrosa. A partir das atividades pedagógicas produzidas para os estudantes, analisamos as experiências de si no processo. A parte empírica visibiliza vivências dos/as jovens relacionadas a circunstâncias de abandono; a esperanças de um futuro melhor; e à importância de atitudes de esperteza para sobreviver no cotidiano.
Téléchargements
Références
BASAGLIA, Ana. Fanzines e visualidade, exercícios de autonomia e criação. Revista GEARTE, v. 4, n. 3, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75016/46143. Acesso em 11 fev. 2019
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. Wittgenstein linguagem e mundo. São Paulo: Annablume, 1998.
DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
DURAN, Marília Clarete Geraes. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Revista Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 115-128, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4177. Acesso em 11 fev. 2019
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & realidade, v. 22, n. 2, 1997.
HAMILTON, D. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria & Educação. Porto Alegre: Pannonica Editora v. 6, p. 33-52,1992.
LARROSA, Jorge. Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 25 jan. 2018
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.
LOPES, Alice Casimiro. Currículo, Política, Cultura. In: SANTOS, L. L. C. P. et al. (org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, v. 1, p. 23-38, 2010.
MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães; CASTRO, Paula Almeida de. Estudos etnográficos da educação: uma revisão de tendências no Brasil. In: MATTOS, C. L. G., CASTRO, P. A (org.). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande. EDUEPB, 2011. Autores. 298 p. ISBN 978-85-7879-190-2. Disponível em: http://books.scielo.org/id/8fcfr . Acesso em: 16 jan. 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Limitada, 2011. p. 9-30
PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: PARAÍSO, M. A. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 23-45
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias curriculares. 3 ed., 7 reimp., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015a.
SILVA, Katiane Machado da. As práticas educativas neopentecostais: estudo de caso. 2015. 136 f Drª Carmen Lúcia Bezerra Machado. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015b.
SOUZA, Maria Inez Salgado. Currículo, Cultura e Cotidiano: Algumas Notas A Partir De Estudos Das Formações Curriculares Na Contemporaneidade In: SANTOS, L. L. C. P. et al. (org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, v. 1, p. 39-48, 2010.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 5-15, 2003.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2021-05-05 (2)
- 2021-05-04 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.