EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

uma possível contribuição para a educação cooperativista

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13804

Mots-clés :

Cooperativismo, Educação à Distância, Formação, Educação

Résumé

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca das possíveis contribuições da Educação à Distância no âmbito das práticas pedagógicas desenvolvidas nas organizações cooperativas. A discussão parte da necessidade de se pensar a educação (formação e capacitação) dos associados a partir de um movimento de libertação do sujeito, através da consciência crítica, fundamentada nos princípios e valores do cooperativismo. A partir disso, debatemos a importância de ações de Educação à Distância como modo de fortalecer os valores e princípios do cooperativismo e a participação dos cooperados nas discussões das cooperativas, contribuindo para que as organizações não se tornem meros instrumentos de reprodução do individualismo na perspectiva capitalista.

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Jian Carlos Frare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Pós-graduando em Cooeprativismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Email: frare.jian@gmail.com

Jonas José Seminotti, Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Email: jonas.seminotti@ufrgs.br.

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Publié-e

2022-07-28

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Frare, J. C., & Seminotti, J. J. (2022). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma possível contribuição para a educação cooperativista. Momento - Diálogos Em Educação, 31(02), 646–670. https://doi.org/10.14295/momento.v31i02.13804