Vol. 34 Núm. 3 (2025): Dossiê: Imprensa e História da Educação

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O dossiê que ora publicamos condensa pesquisas que tomam periódicos como fontes e/ou objetos de investigação e que estão presentes na historiografia educacional brasileira há algumas décadas. Especificamente no campo da História da Educação, os periódicos são amplamente analisados por estudiosos do campo, a considerar o contexto de ampliação das fontes e de adoção de novas orientações teórico-metodológicas, a partir de meados dos anos 1980 (Galvão, Lopes, 2010).

Ao longo dessas décadas, observa-se a ampliação de estudos que analisam esse tipo de fonte, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos, o que resulta em um conjunto significativo de produções que têm lugar nos principais eventos e periódicos acadêmicos do campo da História da Educação, nos quais os impressos se constituem como eixos de sessões temáticas. A ampliação dessas investigações se aprofunda com a disponibilização de impressos em acervos digitais nacionais – como é o caso da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional – e internacional. Entre as investigações correntes, encontram-se estudos dedicados a diferentes temáticas de pesquisa, que examinam uma diversidade de impressos periódicos produzidos no âmbito educacional ou fora dele.

 Destacam-se, entre essas investigações, a análise de periódicos escolares, da imprensa estudantil, das revistas pedagógicas e dos jornais que não necessariamente tinham destinação educacional, mas que fornecem elementos para a compreensão dos processos histórico-educacionais. Partindo de diferentes orientações teórico-metodológicas, esses estudos tomam a imprensa periódica, ora como fonte, ora como objeto material, em análises que procuram compreender processos como: a produção, a circulação e a apropriação de saberes; a prescrição de práticas pedagógicas; a formação docente; a implementação de reformas educativas; a produção estudantil; a circulação local, nacional e internacional de sujeitos e ideias pedagógicas; a circulação transnacional de modelos e objetos culturais.  Deste modo, o presente dossiê busca reunir um conjunto de textos que abarcam uma diversidade temporal, geográfica e temática, mas que possuem em comum a análise dos impressos no campo da História da Educação.

Publicado: 2025-11-21
  • Expediente

    Magda de Abreu Vicente, Caroline Braga Michel
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.20523

Apresentação / Expediente

  • Apresentação Dossiê Imprensa Periódica e História da Educação

    Renata Brião de Castro, Rosianny Campos Berto
    DOI: https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.20524

IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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