A REVISTA INOVAÇÃO E A REFORMA EDUCATIVA EM PORTUGAL (1988-2002)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.20081

Palavras-chave:

Reforma. Inovação. Professores. Política educativa. Lei de Bases do Sistema Educativo.

Resumo

O presente texto tem por finalidade analisar o debate sobre a inovação em educação tal como se desenvolveu no contexto decorrente da aprovação, em 1986, da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) e da implementação subsequente de uma reforma global do referido sistema. 1986 foi, também, o ano da adesão à então CEE (hoje, União Europeia), tendo a política educativa do período que se lhe seguiu sido muito marcada pelos desafios decorrentes dessa integração e pela necessidade de aproximação aos padrões europeus.  Daremos uma particular atenção ao papel dos professores no que se refere à implementação de inovações educativas. Recorreremos, para tal, a uma das publicações periódicas que veem a luz do dia nesse período, Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional (1988-2002).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Pintassilgo, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

: Doutor em História pela Universidade de Salamanca. Mestre em História Cultural pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em História pela Universidade de Lisboa. Professor Associado aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Investigador colaborador da UIDEF e do Centro de Estudos Globais. E-mail de contato: japintassilgo@ie.ulisboa.pt

Referências

AMBRÓSIO, Teresa; GUERRA, Isabel Carvalho. Introdução: Dossier: Gestão Escolar. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 2-3, p. 53, 1991.

AZEVEDO, Joaquim. A Educação Tecnológica: Apresentação de uma prioridade. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 3, n. 3, p. 9-15, 1990.

BARROSO, João. Modos de organização pedagógica e processos de gestão da escola: Sentido de uma evolução. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 2-3, p. 55-86, 1991.

BATISTA, Susana. O desenvolvimento do sistema de ensino: Centralismo e descentralização. In: JUSTINO, D. (coord.). O ensino em Portugal antes e depois do 25 de Abril: Um século em análise. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2024, v. 1, p. 65-81.

BOLÍVAR, Antonio. Como melhorar as escolas: Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: Edições ASA, 2003.

BURKE, Peter. Cultura, tradição, educação. In: GATTI JÚNIOR, D.; PINTASSILGO, J. (eds.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia: Edufu, 2007, p. 13-22.

CANÁRIO, Rui. O papel da formação e da pesquisa. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 1, p. 77-92, 1991.

CARBONELL SEBARROJA, Jaume et al. Pedagogías del siglo XX. Porto Alegre: Artmed, 2003.

CARBONELL SEBARROJA, Jaume. A aventura de inovar: A mudança na escola. Porto: Porto Editora, 2001.

CROS, Françoise. Innovation et société: Le cas de l’école. Londres: ISTE Editions, 2017.

CROS, Françoise. L’innovation scolaire. Paris: INRP, 2001.

FERREIRA, João R.; MARTINS, Pedro S. Ensino profissionalizante: À procura do tempo perdido? In: JUSTINO, D. (coord.). O ensino em Portugal antes e depois do 25 de Abril: Um século em análise. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2024, v. 3, p. 73-92.

FULLAN, Michael, & STIEGELBAUER, Suzanne. The new meaning of educational change. London: Cassell, 1992.

GARCÍA, Almuneda. Otra educación ya es posible: Una introducción a las pedagogías alternativas. Albuixech: Litera Libros, 2017.

HANSEN, David T. Exploring the moral heart of teaching: Toward a teacher’s cread. New York: Teachers College Press, 2001.

JUSTINO, David. Contributos para uma história da educação no último século. In: JUSTINO, D. (coord.). O ensino em Portugal antes e depois do 25 de Abril: Um século em análise. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2024, v. 1, p. 11-28.

JUSTINO, David; PELIZ, Marina. O ensino técnico-profissional: Das escolas técnicas ao ensino unificado. In: JUSTINO, D. (coord.). O ensino em Portugal antes e depois do 25 de Abril: Um século em análise. Porto: Fundação Belmiro de Azevedo, 2024, v. 3, p. 51-71.

LIMA, Licínio C. Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): Ruturas, continuidades, apropriações seletivas. Revista Portuguesa de Educação, v. 31, n. especial, p. 75- 91, 2018.

DOI: 10.21814/rpe.15077

MACEDO, Berta. Nota de apresentação: Dossier: Autonomia das escolas. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 12, n. 3, p. 7-8, 1999.

MACEDO, Berta. Projeto educativo de escola: Do porquê construí-lo à génese da construção. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 2-3, p. 127-139, 1991.

MARQUES, Ramiro. A Educação Moral e Cívica na Proposta Global de Reforma. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 2, n. 1, p. 37-40, 1989.

MARTINS, Guilherme d’Oliveira. A Educação Cívica. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 3, n. 1-2, p. 11-15, 1990.

MESA-REDONDA: Caminhos para a Formação Pessoal e Social dos alunos. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 2, n. 4, p. 483-513, 1989.

MUGNAINI, Mayra; PINTASSILGO, Joaquim. Ser professor de escolas diferentes: Identidade, desenvolvimento profissional e práticas educativas. Cadernos Cedes, v. 44, n. 123, p. 167-179, 2024.

https://doi.org/10.1590/CC284154

NÓVOA, António (Dir.). A imprensa de educação e ensino: Repertório analítico (séculos XIX-XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.

NÓVOA, António. A Formação Contínua entre a pessoa-professor e a escola-organização. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 4, n. 1, p. 63-76, 1991.

PATRÍCIO, Manuel Ferreira. Apresentação. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 3, 1988a.

PATRÍCIO, Manuel Ferreira. A inovação no centro da reforma educativa – 1. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 5-12, 1988b.

PATRÍCIO, Manuel Ferreira. A inovação no centro da reforma educativa – 2. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 2, n. 1, p. 5-16, 1989.

PINTASSILGO, Joaquim. Um olhar histórico sobre escolas diferentes: Perspetivas teóricas e metodológicas. In: PINTASSILGO, J.; ALVES, L. A. M. (coord.). Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2019, p. 7-32.

PINTASSILGO, Joaquim. A Educação Nova em Portugal: Construção de uma "Tradição de Inovação". Historia Caribe, v. 13, n. 33, p. 49-82, 2018.

https://doi.org/10.15648/hc.33.2018.4

PIRES, Isabel Valente; NIZA, Sérgio; ROSA, Joaquim Coelho. O professor, a escola e a comunidade. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 3, n. 1-2, p. 155-160, 1990.

PONTE, João Pedro da. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 2, n. 1, p. 41-48, 1989.

RIBEIRO, António Carrilho. Desenvolvimento curricular e inovação. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 13-18, 1988.

RODRIGUES, Maria de Lurdes; SEBASTIÃO, João; MATA, João Trocado da; CAPUCHA, Luís; ARAÚJO, Luísa; SILVA, Mariana Vieira da; MARTINS, Susana da Cruz; LEMOS, Valter. Educação: 30 anos de Lei de Bases. Lisboa: Mundos Sociais, 2016.

RODRIGUES, Maria de Lurdes; SEBASTIÃO, João; MATA, João Trocado da; CAPUCHA, Luís; ARAÚJO, Luísa; SILVA, Mariana Vieira da; LEMOS, Valter. A construção do sistema democrático de ensino. In: RODRIGUES, M. L. (org.). 40 anos de políticas de educação em Portugal: A construção do sistema democrático de ensino. Coimbra: Almedina, 2015, v. 1, p. 35-88.

SANTOS, Maria Emília Brederode. Editorial. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 15, n. 1-2-3, p. 5, 2002.

SANTOS, Maria Emília Brederode. Editorial. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 12, n. 3, p. 5-6, 1999.

SILVA, Carlos Manique da. Publicações periódicas do Ministério da Educação: Repertório analítico (1861-2009). Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Biblioteca Digital, 2010.

TRINDADE, Armando Rocha. Inovação e Novas Tecnologias da Informação. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 25-28, 1988.

VALENTE, Maria Odete. Inovação e metodologias de ensino. Inovação: Revista do Instituto de Inovação Educacional, v. 1, n. 1, p. 23-24, 1988.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Pintassilgo, J. (2025). A REVISTA INOVAÇÃO E A REFORMA EDUCATIVA EM PORTUGAL (1988-2002). Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 16–34. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.20081

Edição

Seção

IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.