TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
o atendimento aos alunos com autismo no município do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17436Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as falas de professores de salas de recursos
multifuncionais que atendem alunos autistas nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da 8ª
CRE da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de questionários
e entrevistas semiestruturadas e analisados com base na metodologia de Bardin. A análise revelou os
seguintes resultados: há um percentual elevado de autistas atendidos nas salas de recursos
multifuncionais, a maioria dos professores dessas salas possui conhecimentos sobre Tecnologia
Assistiva voltada para pessoas com autismo; a utilização dessa tecnologia é coerente e assertiva; faltam
recursos e tempo para planejar sua implementação. Observou-se também resultados significativos na
participação dos alunos autistas em atividades pedagógicas com o uso da Tecnologia Assistiva.
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