SABERES DA BIODIVERSIDADE
Etnografia em uma comunidade quilombola no Território de Irecê - Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9089Palabras clave:
Etnografia, Quilombolas, BiodiversidadeResumen
O texto apresenta a experiência de uma pesquisa etnográfica desenvolvida com sujeitos de uma comunidade quilombola. Realizamos observações, conversas e entrevistas em diferentes momentos, todas registradas no diário de campo, em transcrições e em fotografias. A partir dos dados produzidos, criou-se uma escrita etnográfica referente aos saberes que orientam ações cotidianas nas relações sociais e culturais e, a partir disso, foi analisado como os saberes da biodiversidade são empreendidos socialmente, compreendidos e compartilhados. Considera-se que o território quilombola investigado é um locus de aprendizagens, problematizações, produção e compartilhamento dos saberes-fazeres, em que as histórias narradas apontam para conhecimentos construídos nas relações simbióticas com a natureza.
Descargas
Citas
ALVES, Nilda. Cultura e Cotidiano Escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n.23, p. 62-74, Maio/Jun/Jul/Ago. 2003.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, v. 10, n. 1, p. 11-27, Jan/Jun. 2007.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção do sujeito ecológico: sentidos e trajetórias em Educação Ambiental. 2001. 411p. Tese de Doutorado- Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre.
CAVALHEIRO, Larissa Nunes; ARAÚJO; Luiz Ernani Bonesso de. A sociobiodiversidade refletida no contexto da multiculturalidade de saberes. Veredas do Direito, Belo Horizonte, V. 12, n. 23, p. 121-139, Jan/Jun. 2015.
COUTINHO, Nelson. O Cinema Documentário e a Escuta Sensível da Alteridade. Proj. História. Revista do Programa de Pós-Graduados de História. São Paulo, (15), p. 165-191, Abr. 1997.
CRESWELL, John W. Educational Research: planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. 4ª Ed. Boston: Person Education, 2012.
LEFF, Enrique. Aventuras da Epistemologia Ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. 1ª Edição. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
MAULIN, Gilfredo Carrasco. Lugares e tempos em narrativas de uma educação ambiental pós-colonial no Sítio dos Criolos. 2013. 216 f. Tese de doutorado- Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
RODRIGUES, Fernanda Freitas Rezende; TRISTÂO, Martha. Escola Sustentável e Educação Ambiental: os saberes de uma comunidade na formação da cultura da sustentabilidade. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 6, 2011, Ribeirão Preto. Anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Ribeirão Preto: USP, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-05-05 (2)
- 2021-05-04 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Momento - Diálogos em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.