Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção

Autores

  • Jaqueline Cardoso Zeferino Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-0237-616X
  • Joana Célia dos Passos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9125

Palavras-chave:

pedagogias decoloniais, educação do campo, antirracismo

Resumo

Que desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Cardoso Zeferino, Universidade Federal de Viçosa

Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa ALTERITAS: diferença, arte e educação e do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA/UFV).

Joana Célia dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGIH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação pela UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa ALTERITAS: diferença, arte e educação e membro do Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC).

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC).

Referências

ANZALDUA, Gloria. La consciência de la mestiza. Rumo a uma nova consciência. Revista de estudos Feministas, Florianópolis, v.13, n.3, p.704-719, Dez, 2005.

ARROYO. Miguel. Diversidade. In: Dicionário da Educação do Campo (Org) CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo Alentejano; FRIGOTTO, Gaudêncio. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 229-237.

ARROYO. Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ARRUTI, José Maurício. Da ‘educação do campo’ à ‘educação quilombola’: Identidade, conceitos, números, comparações e problemas. Raízes, v.31, n.1, jan-jun /2011.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramon. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado – v. 31, n.1, jan-abril/2016.

BILLINGS, Glória. In: DENZIN. N; LINCOLN, Y. (org). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Discursos racializados e epistemologias étnicas. Porto Alegre: Artmed, 2006, p.259-279.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: Dicionário da Educação do Campo. (Org) CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo Alentejano; FRIGOTTO, Gaudêncio. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, 259-267.

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não ser como fundamento do ser. 2005. Tese Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2005.

CARVALHO, José Jorge de. O olhar etnográfico e a voz subalterna. Horizontes antropológicos, v. 7, n. 15, p. 107-147, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais: educação e descolonização dos currículos. Revista Currículo sem fronteiras, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2012, p. 98-109.

GOMES, Nilma Lino. O movimento Negro Educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios

do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado – v. 31, n.1, jan-abril/2016. p. 25-49.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura Sousa Santos; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010, p. 84-130.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Traduzido por: Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n 34, p. 287-324, 2008.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidade, lógica de la colonialidade, gramática de la descolonialidad. 1ª ed. Buenos Aires: Del Signo, 2010.

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Lúcia (org) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. 2009, p. 12-42

Downloads

Publicado

2019-10-12

Como Citar

Zeferino, J. C., dos Passos, J. C., & Paim, E. A. (2019). Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 21–36. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9125

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.