Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção

Autores

  • Jaqueline Cardoso Zeferino Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-0237-616X
  • Joana Célia dos Passos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9125

Palavras-chave:

pedagogias decoloniais, educação do campo, antirracismo

Resumo

Que desafios estão postos à formação de educadoras e educadores do campo para que gênero, raça e natureza sejam incorporados plenamente ao seu marco conceitual, metodológico e político, enquanto categorias úteis para a superação da lógica monorracial, monocultural e heteropatriarcal que organiza a educação brasileira? Esta é a questão que propomos para conduzir as reflexões sobre os diálogos em construção entre decolonialidade e formação de educadoras e educadores do campo. Neste ensaio, cujo o ponto de partida é a atuação junto aos movimentos sociais do campo, especialmente os movimentos de mulheres, negros, quilombolas e feministas, decolonialidade e educação do campo são compreendidas enquanto movimento, práxis política e epistêmica.

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Biografia do Autor

Jaqueline Cardoso Zeferino, Universidade Federal de Viçosa

Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa ALTERITAS: diferença, arte e educação e do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA/UFV).

Joana Célia dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGIH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação pela UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa ALTERITAS: diferença, arte e educação e membro do Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC).

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC).

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Publicado

2019-10-12

Como Citar

Zeferino, J. C., dos Passos, J. C., & Paim, E. A. (2019). Decolonialidade e educação do campo: diálogos em construção. Momento - Diálogos Em Educação, 28(2), 21–36. https://doi.org/10.14295/momento.v28i2.9125

Edição

Seção

Dossiê temático