A escrita narrativa nas rodas dos estágios supervisionados na licenciatura em química da Furg

Autores/as

  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande

Palabras clave:

Formação de Professores, Escrita narrativa, Rodas de Formação

Resumen

No presente artigo são abordados alguns dos pressupostos teóricos que articulam as propostas dos cinco estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Apresentam-se as Rodas de Formação acadêmico-profissional como espaço que favorece a partilha de experiências e saberes entre a escola da Educação Básica e a Universidade. O papel formativo da escrita narrativa é trazido como estratégia de produzir conhecimento sobre ser professor, como também, como possibilidade de contribuir para a constituição do querer ser professor. A constituição da docência em Química é revivida e recontada a partir das narrativas dos estágios supervisionados de uma licencianda, hoje professora universitária do presente curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Química. Mestre em Educação em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG. Professora assistente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação. Professora Associada da Escola de Química e Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Citas

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

DINIZ-PEREIRA, Júlio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011.

DORNELES, Aline. A bordadura da sala de aula de Química em Rodas de Formação. Curitiba: Editora Appris, 2013.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2003.

GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUZA, Moacir. A narrativa como modo de constituição de professores de química: a história da primeira turma. In: ENDIPE – Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, XIV., 2008. Porto Alegre, RS, 2008 (CD-ROM).

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, jan-abr, n. 19, p. 20-28, 2002.

LARROSA, Jorge. Experiência e Alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n.2, p.04-27, jul./dez. 2011.

SOUZA, Moacir. Histórias de Professores de Química em Rodas de Formação em Rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

SUÁREZ, Daniel. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa – ação - formação de docentes. In: PASSEGGI, M.C. (org.); BARBOSA, T.(org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. São Paulo: Ed. Paulus, 2008.

SUÁREZ, Daniel. Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas: indagación-formación-acción entre docentes. In: PASSEGG, M.C. (org.), SILVA, V. (org.) Invenções de Vidas, Compreensão de Itinerários e Alternativas de Formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

WARSCHAUER, Cecília. Rodas em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2001.

WELLS, Gordon. Indagación dialógica: hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona: Paidós, 2001.

Publicado

2016-09-25

Cómo citar

Dorneles, A. M., & Galiazzi, M. do C. (2016). A escrita narrativa nas rodas dos estágios supervisionados na licenciatura em química da Furg. Momento - Diálogos Em Educação, 24(2), 57–72. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5401

Número

Sección

Artigos