EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE

entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12319

Palavras-chave:

Educação Física. Saúde. Escola. Ensino Médio.

Resumo

O estudo teve como objetivo geral investigar como foram desenvolvidos temas relacionados à saúde nas aulas de Educação física com os alunos do Ensino Médio, buscando capturar sentidos sobre saúde produzidos pelos discentes. Como objetivo específico, buscamos descrever como a saúde é abordada nos conteúdos da Educação física escolar desenvolvidos na escola. A pesquisa realizou-se em duas escolas públicas da zona leste de Bagé RS, de agosto a outubro de 2016, com 12 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio, por meio de questionários semiestruturados. Como resultados, identificamos: entendimentos dos escolares pautados nas perspectivas ampliadas do conceito de saúde; a presença dos esportes como conteúdo privilegiado nas aulas, e um esvaziamento da questão “Por que ensinar?” nos relatos dos escolares. O fortalecimento da intencionalidade pedagógica pode funcionar como dispositivo de ressignficação dos conteúdos para uma formação em saúde na escola, em detrimento de uma abordagem em caixa ou uniprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon Soares Ferreira, Servidor público na Prefeitura Municipal de Bagé/RS.

Especialista em Educação física escolar pela Faculdade São Bráz, de Bagé/RS. Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação física pela URCAMP e Uniasselvi, pólos Bagé/RS.

Juliana Cotting Teixeira, Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF/FURG)

Doutora em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) Licenciada em Educação Física (FURG)

Referências

ALMEIDA, Ueberson; OLIVEIRA, Victor, BRACHT, Valter. Educação física escolar e o trato didático-pedagógico da saúde: desafios e perspectivas. In: WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson; BRANDÃO, Fabiana (orgs.). Educação Física e Saúde Coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: Rede Unida, 2016. pp. 87-112.

BAGRICHEVSKY, Marcos; ESTEVÃO, Adriana; PALMA, Alexandre. Educação física e saúde coletiva: aproximando campos, garimpando sentidos. In: BAGRICHEVSKY, Marcos et al (orgs.). A saúde em debate na Educação física volume 2. Blumenau: Nova Letra, 2006.

BARROSO, André; DARIDO, Suraya. Escola, educação física e esporte: possibilidades pedagógicas. Revista Brasileira de Educação física, Esporte, Lazer e Dança, v. 1, n. 4, p. 101-114, 2006.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre/RS: Magister, 1992.

BRACHT, Valter. Educação física no 1º grau: conhecimento e especificidade. Revista Paulista De Educação Física, (supl.2), pp. 23-28, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01/11/2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 5 de dezembro de 2007a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Acesso em: 11/11/2020.

BRASIL. Escolas Promotoras da saúde: experiências do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007b. 304p.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 19 de setembro de 1990a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 01/11/2020.

BRASIL. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 28 de dezembro de 1990b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm. Acesso em: 02/11/2020.

BRASIL. Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 1 de setemebro de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm. Acesso em: 01/11/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 01/11/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 01/11/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em 29/10/2020.

BRASIL. Portaria nº 687, de 30 de março de 2006. Aprova a Política de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 30 de março de 2006. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/portaria687_30_03_06.pdf. Acesso: 1/11/2020.

BRASIL. Resolução n. 03/87. Ministério da Educação, Conselho Federal de Educação: Brasília, 1987.

BRASIL. Resolução nº 218, de 06 de março de 1997. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde: Brasília, 06 de março de 1997. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1997/res0218_06_03_1997.html. Acesso em: 01/11/2020.

CAPARROZ, Francisco. Entre a Educação Física na Escola e a Educação Física da Escola: a Educação Física Como Componente Curricular. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2007.

CAPARROZ, Francisco; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da Educação física. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.

CARVALHO, Yara. Educação física e saúde: que relação é essa?. In: III Seminário de Educação física e saúde coletiva: interfaces e intervenções na saúde coletiva (SEFIS). Mesa 1. Comunicação verbal online. Canal SEFIS You Tube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ph_C0W_kFxw&t=2389s. Acesso em: 01/11/2020.

CASTIEL, Luis; SILVA, Paulo. A noção “estilo de vida” em promoção da saúde: um exercício crítico de sensibilidade epistemológica. In: BAGRICHEVSKY, Marcos et al (orgs.). A saúde em debate na Educação física volume 2. Blumenau: Nova Letra, 2006, p. 67-92.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DAMICO, José; KNUTH, Alan. O des(encontro) das práticas corporais e atividade física: Hibridizações e borramentos no campo da saúde. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 329-350, jan/mar de 2014.

DARIDO, Suraya. Diferentes concepções sobre o papel da Educação física na escola. Conteúdos e didática de Educação física. UNIVESP, UNESP, Rio Claro/SP, 2012a.

DARIDO, Suraya. Caderno de Formação: Formação de Professores-Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012b. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41556/1/Caderno_blc2_vol6.pdf. Acesso em: 02/11/2020.

FLECK, Marcelo. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 33-38, 2000.

GONZÁLEZ, Fernando. Práticas corporais e o sistema único de saúde: desafios para a intervenção profissional. In: GOMES, Ivan; FRAGA, Alex; CARVALHO, Yara. (orgs.). Práticas corporais no campo da saúde: uma política em formação. Porto Alegre: Rede Unida, 2015. pp.135-162.

GONZÁLEZ, Fernando; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação aberta e à distância, 2012.

GRUNENNVALDT, José; KUNZ, Elenor. Educação física escolar e megaeventos esportivos: quais suas implicações? Em aberto, Brasília, v. 26, n. 89, p. 1-157, 2013.

GUEDES, Dartagnan. Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar. Motriz, v. 5, n. 1, p. 10-14, 1999.

GUEDES, Dartagnan; GUEDES, Joana. Controle do Peso Corporal: Composição Corporal Atividade Física e Nutrição. Londrina: Midiograf, 1996.

KNUTH, Alan; LOCH, Mathias. “Saúde é o que interessa o resto não tem pressa”? Um ensaio sobre educação física e saúde na escola. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 19, n. 4, p. 429, 2014.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí: UNIJUÍ, 1991.

LIMA, Dartel; LEVY, Renata; LUIZ, Olinda. Recomendações para atividade física e saúde: consensos, controvérsias e ambiguidades. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 36, n.3, pp.164-170, 2014.

MACHADO, Eduardo. Tema transversal saúde: professor de educação física além do ato pedagógico. Monografia apresentada ao curso de pós graduação profissional em Educação física escolar. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018, 91p.

MARTINY, Luis; GOMES-DA-SILVA, Pierre. “O que eu transformaria? Muita coisa!”: os saberes e os não Saberes docentes presentes no estágio supervisionado em Educação física. R. da Educação Física/UEM. Maringá, v. 22, n. 4, p. 569-581, 4. trim. 2011.

MINAYO, Maria; COSTA, António. Técnicas que fazem uso da Palavra, do Olhar e da Empatia: Pesquisa Qualitativa em Ação. Aveiro: Ludomedia, 2019.

NAHAS, Markus. Educação Física no Ensino Médio: educaçao para um estilo de vida ativio no terceiro milênio. Anais do IV Seminário de Educação Física Escolar / Escola de Educação Física e Esportes, p.17-20, 1997.

NEIRA, Marcos. O currículo cultural da educação física em ação: a perspectiva dos seus autores. Tese de livre docência. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto. A pesquisa qualitativa na Educação Física: Alternativas metodológicas. 3ª ed. Sulina. Porto Alegre, 2010.

NOGUEIRA, Júlia; BOSI, Maria. Saúde Coletiva e Educação Física: distanciamentos e interfaces. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 6, pp. 1913-1922, 2017.

OMS. Plano de ação global para a Atividade física 2018-2030. Mais pessoas ativas para um mundo mais saudável. Versão síntese, 2018. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272721/WHO-NMH-PND-18.5-por.pdf. Acesso em: 11/11/2020.

OMS/WHO. Constituição da Organização Mundial de saúde. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Universidade de São Paulo (USP). Documento eletrônico em português, 1946. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html. Acesso em: 02/11/2020.

PAIM, Jairnilson. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. 148p.

PAIM, Jairnilson. Sistema Único de Saúde (SUS) aos 30 anos. Ciênc. saúde coletiva [online], vol.23, n.6, pp.1723-1728, 2018.

PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional – Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas: 2017. – Brasília: PNUD, 2017. 392 p.

RAMOS, Glauco; FERREIRA, Lílian. "Parâmetros curriculares nacionais: educação física e saúde." Corpoconsciência, Santo André, v. 5, pp. 55-63, 2000.

ROMBALDI, Ayrton; AZEVEDO, Mario Renato; MADRUGA, Samanta. Educação Física + Praticando Saúde na Escola. Pelotas: ED.UFPEL, 2012.

SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro, Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, Kelly; FILHO, Valter. Educação física e as perspectivas para a saúde na escola. In: Seminário Online da Sociedade Brasileira de Atividade física e Saúde (SBAFS). Canal da SBAFS, You Tube, 2 de setembro de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cpmapS3Q1nw&t=2703s. Acesso em: 01/11/2020.

SOARES, Carmen. Educação física: raízes européias e Brasil. 3ª edição, São Paulo: Autores Associados, 2004.

VAZ, Fabiana; CABALLERO, Raphael. Análise da distribuição dos profissionais de Educação física nos serviços de saúde do estado do Rio Grande do Sul. In: WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson; BRANDÃO, Fabiana (orgs.). Educação física e saúde coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: Rede Unida, 2016. 296-316pp.

WEINECK, Jürgen. Atividade Física e Esporte – Para quê? Barueri, SP. Manole Ltda. 2003.

Downloads

Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2021-05-05

Versões

Como Citar

Ferreira, M. S., & Teixeira, J. C. (2021). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: entendimentos e abordagens a partir da perspectiva discente. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.12319 (Original work published 4º de maio de 2021)

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.