Desafios da prática docente universitária na educação à distância

Authors

  • Cláudia Starling Bosco Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-1496-3695
  • Marilza de Oliveira Santos Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Edmilson Minoru Torisu Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769

Keywords:

EaD. Prática pedagógica. Formação docente no Ensino Superior.

Abstract

O artigo busca compreender a prática pedagógica de professores recém-doutores durante suas primeiras experiências na educação a distância, tendo como foco principal a formação docente no contexto universitário. Buscamos refletir sobre os desafios enfrentados pelos sujeitos investigados analisando suas narrativas escritas após as primeiras experiências na docência na EaD. Os estudos sobre narrativas (auto)biográficas balizam metodologicamente a coleta e análise de dados. Ao revisitarem suas trajetórias de inserção na EaD, os sujeitos têm a oportunidade de construírem e reconstruírem seus saberes sobre a docência no contexto universitário. Sabemos que as tecnologias têm favorecido novas concepções sobre o que é ensinar, foco da Didática. Os resultados apontam a necessidade e a urgência de formação docente no que se refere à educação a distância universitária.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudia Starling Bosco, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, Professora Adjunta de Didática e no Programa de Mestrado Profissional (Promestre) na linha Didática e docência.

Marilza de Oliveira Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação, Professora de Didática.

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação pela UFMG, Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática e do Mestrado em Educação Matemática -

References

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Autores Associados: Campinas, 1999.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde, v.3, p. 187-198, 2005.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação pedagógica on-line: caminhos para a qualificação da docência universitária. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 47-66, nov. 2010.

BRZEZINSKI, Iria. Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 359-371, maio/ago. 2006.

LAPA, Andrea; PRETTO, Nelson De Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, 2010.

MELILLO, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima. Em um dia, professor no ensino presencial... Em outro, professor na modalidade a distância? Ações que constituem a atividade de ser professor na EaD/UAB. 2011. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Papirus, Campinas, 2012.

MILL, Daniel; FIDALGO, Fernando. Espaço, tempo e tecnologia no trabalho pedagógico: redimensionamento na Idade Mídia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília: v.88, n.220, p.421-444, set./dez. 2007.

MORAN, José Manuel. O ensino superior a distância no Brasil. Educação & Linguagem, v. 12, n. 19, p.17-35, Jan.-Jun. 2009.

MORAN, José Manuel. Educação inovadora presencial e a distância. São Paulo: CA/USP, 2003. Disponível em:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/inov.pdf. Acesso em: 20 de janeiro. 2018.

MOORE, M. G; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 398 p.

NÓVOA, António (org). Vidas de professores. Porto Editora, Porto, 1995.

PASSEGGI, Maria da Conceição; CUNHA, Luciana Medeiros da. Narrativas autobiográficas: a imersão no processo de autoria. 43-57. In: VICENTINI, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição. Pesquisa (auto)biográfica. Questões de ensino e formação. Curitiba, PR: CRV, 2013.

SILVA, Marco. Educação a distância (EaD) e educação online (EOL) nas reuniões do GT 16 da Anped, 2000-2010. Revista Teias. v. 13, n. 30, 95-118, set./dez. 2012.

SÁ Helena; SILVA, Marco. Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 139-159, jan./abr. 2013.

SILVA, Marco et al. Educação e comunicação interativas: contribuições para o desenho didático e para a mediação docente na educação on-line. In: SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para docência on-line. São Paulo: Loyola, 2012. p. 89.

SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição; VICENTINI, Paula Perin. (Org). Pesquisa (auto)biográfica: trajetórias de formação e profissionalização. 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador. BA; UNEB, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 13, p. 5-24, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TORRES, Alda Roberta; ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação de professores e suas relações com a pedagogia para a educação superior. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 05, n. 09, p. 11-22, jul./dez. 2013.

VIANNEY, J. A ameaça de um modelo único para a EaD no Brasil. Colabor@ - Revista Digital da CVA-RICEU, v. 5, n.17, jul. 2008. Disponível em: http://www.ricesu.com.br/colabora/n17/index1.htm. Acesso em 23 de janeiro de 2018.

Published

2018-05-31

How to Cite

Starling Bosco, C., de Oliveira Santos, M., & Minoru Torisu, E. (2018). Desafios da prática docente universitária na educação à distância. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 208–225. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769