“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério

Authors

  • Marcela Marques Umbellino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.5119

Keywords:

Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.

Abstract

O artigo aborda questões sobre os desafios presentes no trabalho pedagógico de professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino e tem como objetivo geral apresentar dados de uma pesquisa qualitativa em que se buscou investigar como são os primeiros anos da carreira. Para tal, a coleta de dados ocorreu a partir de informações de narrativas escritas e orais de quatro professores, sendo eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior atuantes no município de Naviraí/MS em que procuramos identificar algumas dificuldades presentes na iniciação à docência. Os dados apontam que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional do professor novato.

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Author Biographies

Marcela Marques Umbellino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Naviraí/MS; Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Câmpus de Naviraí.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS/Câmpus de Naviraí; Doutorando em Educação pela UNESP, Presidente Prudente/SP.

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Published

2018-05-31

How to Cite

Umbellino, M. M., & Ciríaco, K. T. (2018). “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 399–425. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.5119

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