A A VELHICE EM POESIA:

Uma experiência pedagógica no ensino de saúde de Pessoas idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18924

Palavras-chave:

Saúde e Educação, Arte-educação, Terceira idade

Resumo

Este estudo descritivo, classificado como um relato de experiência, tem como objetivo
detalhar o processo de criação de um livro de poesias, produto final de atividades realizadas na disciplina
saúde do idoso. A disciplina foi ministrada no segundo semestre de 2023 para alunos do oitavo período
do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade privada na zona sul do Estado do Rio de
Janeiro. A proposta buscou integrar a produção artística e literária como ferramenta pedagógica,
estimulando os alunos a refletirem sobre os temas abordados na disciplina e a expressarem suas
percepções sobre o envelhecimento e a saúde das pessoas idosas de maneira criativa e pessoal. A
metodologia adotada envolveu a utilização da arteterapia como abordagem inovadora, permitindo que
os alunos vivenciassem uma experiência de aprendizagem teórica e prática, além de promoverem uma
postura mais sensível e reflexiva. O impacto dessa abordagem pedagógica é claramente perceptível no
livro "A Velhice em Poesia", que reúne as produções de 14 alunos. Os resultados evidenciam que o
processo de criação foi transformador, permitindo aos estudantes transcenderem o conteúdo técnico da
disciplina, ao mesmo tempo em que fortalecem sua capacidade de compreender e se sensibilizar com as
questões relacionadas à população idosa. A experiência revelou-se uma forma enriquecedora de
aprendizagem, proporcionando um impacto significativo tanto na formação acadêmica quanto na
construção de uma visão mais humana sobre o envelhecimento.

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Referências

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Cataldo Muniz Domingues, K. (2025). A A VELHICE EM POESIA: : Uma experiência pedagógica no ensino de saúde de Pessoas idosas. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 617–633. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18924

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