O princípio da coletividade: alternativa para pensarmos as pesquisas em educação

Ana Paula Gonçalves Fioravante, Suzana Kaizer

Resumo


O artigo em questão apresenta teorizações feitas a respeito do princípio da coletividade na pesquisa qualitativa em educação. Tendo como objetivo, a construção de argumentos para problematizações acerca da temática expressa acima, levando em consideração as incertezas oriundas no decorrer dos caminhos investigativos, e ainda contribuir para pensar a prática do princípio coletivo nas pesquisas em educação. Nossos pensamentos estão fundamentados a partir dos autores Minayo (2004) e Brandão (2003) entre outros. Sendo assim, a presente escrita organiza-se em dois momentos, (1) discussões a respeito de algumas temáticas que permeiam o campo da pesquisa qualitativa na área de educação, (2) o princípio da coletividade enquanto postura do pesquisador frente aos caminhos percorridos no decorrer da pesquisa.

Palavras-chave


Princípio da coletividade. Educação. Pesquisa Qualitativa.

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MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

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