CLIMA ESCOLAR E LIDERANÇA RELACIONAL PELA ÓTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PRIVADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18580

Palavras-chave:

Clima organizacional, Liderança, Educação, Diretor Escolar

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a relação entre
clima organizacional e liderança relacional no contexto escolar. Para tanto, foram realizadas entrevistas
com doze professores de diferentes instituições privadas de ensino de quatro estados brasileiros. Os
achados revelam que os professores percebem a liderança como fundamental para a criação de um clima
organizacional positivo. Relações caracterizadas por elevados níveis de confiança, comunicação,
colaboração e transparência foram consideradas cruciais para o exercício de uma liderança efetiva,
aspectos que coincidem com os pressupostos da liderança relacional. As conclusões do estudo sugerem
que investir na formação de líderes escolares com foco em práticas relacionais pode ser uma estratégia
eficaz para melhorar o clima organizacional e, consequentemente, a qualidade da educação oferecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Netto Vinte, PUC Minas

Educação e Liderança. Diretora do Sesi. Pedagoga. Doutoranda em Administração pela PUC Minas. Mestre em Administração, Especialista em EaD, em Gestão Pedagógica e Gestão de Pessoas.

Antônio Moreira de Carvalho Neto, PUC Minas

Professor permanente do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas desde 2001. Em 2023 recebeu o Prêmio Trajetória de Vida Acadêmica (Lifetime Achievement) da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ desde 2012. Em 2020 recebeu o Prêmio de Trajetória Acadêmica da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD. Em 2020 recebeu o prêmio Outstanding Service Award da IFSAM - International Federation of Scholarly Associations of Management. Desde 2022 é membro do editorial board da European Management Review. Em 2022 ocupou a segunda posição no ADscientificindex na área de recursos humanos no Brasil e na América Latina (em 2023 ocupou a primeira posição) e 192 no mundo. De 2019 a 2020 foi President Elect da IFSAM - International Federation of Scholarly Associations of Management . Em 2019-2020 foi membro do Steering Committee da EURAM - European Academy of Management - para a pesquisa em imigração e trabalho infantil. Foi membro do Executive Commitee da IFSAM de 2016 até 2018. Coordenou o PPGA da PUC Minas de 2007 a 2015. Coordenou a Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD de 2009 a 2012. Foi Diretor de Publicações e Comunicação da ANPAD de 2013 a 2014. Foi Diretor de Relações Internacionais da ANPAD em 2015. Foi Diretor de Ensino de Pós-Graduação da ANPAD durante os anos de 2016 e 2017. Foi pesquisador Mineiro pela FAPEMIG de 2010 a 2012. Liderou o grupo de pesquisa NERHURT - Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho - do PPGA da PUC Minas de 2008 a 2018. Doutor em Administração pela UFMG (1999), com doutorado sanduíche no Instituto de Economia da UFRJ e no IUPERJ. Mestre em Administração pela UFMG (1995). Especialista em Relações de Trabalho pelo Queen Mary College da London School of Economics (1990). Tem larga experiência de ensino e pesquisa em administração. Suas temáticas de atuação são nas áreas de relações de trabalho e gestão de recursos humanos. Coordenou(a) 22 pesquisas e participou(a) de outras 14 pesquisas sobre temas nestas áreas. Já orientou 54 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorado e 1 pós-doutorado concluídas, das quais 54 defendidas no PPGA e 7 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, onde durante 5 anos foi também professor permanente. Escreveu e co-organizou 13 livros sobre suas áreas de interesse. Já publicou 121 artigos em revistas científicas, 147 artigos em congressos e 46 capítulos de livros no Brasil, Argentina, Estados Unidos, China, Nova Zelândia, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra, Dinamarca, Itália e Portugal. Já participou de 231 bancas de defesa: de teses de doutorado (52), qualificações de teses de doutorado (44) e dissertações de mestrado (135).

Daniela Diniz, Universidade Federal de São João del rei (UFSJ)

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC.Professora do Mestrado PROFNIT (Programa Stricto Sensu em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFSJ).Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas. Doutora em Administração pela UFMG na linha de 'Gestão e Tecnologias Gerenciais'. Mestre em Administração pela PUC Minas na linha de 'Inovação e Conhecimento'.Possui experiência em docência e pesquisa em instituições de ensino, como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).Sua trajetória acadêmica inclui participação em projetos de pesquisa e publicações nas áreas de Inovação e Transferência de Tecnologia; Liderança; Empreendedorismo, dentre outros temas. 

Referências

ABELHA, D. M., et al. O Lado Sombrio da Força: A Má Liderança e suas Consequências para os Indivíduos e as Organizações. Revista Economia & Gestão, v. 20, n. 55, 2020.

AKRAM, T. et al. Does relational leadership generate organizational social capital? A case of exploring the effect of relational leadership on organizational social capital in China. Future Business Journal, v. 2, n. 2, p. 116-126, 2016.

BARDIN, L. (2004). Análise de conteúdo. 3ª. Lisboa: Edições, 70, 223

BARROS, P. L., DE MELO, J. A. M.. Motivação e clima organizacional: um estudo de caso em uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior do DF. Universitas Gestão e TI.6(2), 2016.

BISPO, C. A. F. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Production, 16(2), 258–273, 2006.

BLOOM, B. S. Human characteristics and school learning. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1976.

BRAUN, S.; RONIT KARK, R.; WISSE, B. Fifty Shades of Grey: Exploring the Dark Sides of Leadership and Followership. Frontiers in Psychology, 9, 1877, 2018.

BRITO, M. S. T.; COSTA, M. Práticas e percepções docentes e suas relações com o prestígio e clima escolar das escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 500-10, 2010.

ÇETIN-DINDAR, A.; KIRBULUT, Z. D.; BOZ, Y.. Modelling between epistemological beliefs and constructivist learning environment. European Journal of Teacher Education, v. 37, n. 4, p. 479-496, 2014.

CHIAVONE, Flavia Barreto Tavares et al. Clima Organizacional em uma Unidade de Terapia Intensiva: percepções da equipe de enfermagem. Enfermería global. vol.20, n.62, pp.390-425, 2021.

CILENTO, M. F., VAZ, S., SANT’ANNA, A., BERNARDES, M. E. Liderança e confiança na implementação de estratégia: Um estudo de caso na Syngenta Brasil. Teoria E Prática Em Administração, 12(1), 2022.

CODA, R. Pesquisa de clima organizacional e gestão estratégica de recursos humanos. In: BERGAMINI, C. W.; CODA; R.. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997.

CORREIA, Paulo; SÁ¸ Susana. Liderança do(a) diretor(a) escolar e a sua relação com o clima organizacional. Humanidades e Tecnologia (finom), v. 29, n. 1, jan/mar, 2021.

COSTA, Jorge Adelino; CASTANHEIRA, Patrícia. A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, n. 1, p. 13-44, 2015.

CUNHA, P., MONTEIRO A. P., LOURENÇO, A. Clima de escola e táticas de gestão de conflito – Estudo quantitativo com estudantes portugueses. Um. CES Psicol., 9(2), 1-11, 2016.

CUNLIFFE, A. L.; ERIKSEN, M. Relational leadership. Human Relations, 64(11): 1425-1449, 2011.

D'ÁVILA, P. R.; OLIVEIRA, F. B.; DINIZ; SANTA’ANNA, A. S. Brazilian army leadership in mission in Haiti. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 4, p. 1-19, 2020. https://doi.org/10.12712/rpca.v14i4.47191.

DAY, C.; SAMMONS, P.; HOPKINS, D.; LEITHWOOD, K.; KINGTON, A. Research into the impact of school leadership on pupil outcomes: Policy and research contexts. School leadership & management: formerly school organisation, v. 28, n. 1, p. 5-25, 2008.

DORMAN, J. Classroom environment research: Progress and possibilities. Queensland Journal of Educational Research, 18(2), p. 112-140, 2002.

DUFFY, M. K.; GANSTER, D. C.; PAGON, Milan. Social undermining in the workplace. Academy of management Journal, v. 45, n. 2, p. 331-351, 2002. https://doi.org/10.5465/3069350

EHRHART, M. G., KUENZI, M. The impact of organizational climate and culture on employee turnover. In H. W. Goldstein, E. D. Pulakos, J. Passmore, C. Semedo (Eds.), The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Recruitment, Selection and Employee Retention, 494–512, 2017.

FAIRHURST, G. T., UHL-BIEN, M. Organizational discourse analysis (ODA): Examining leadership as a relational process. The Leadership Quarterly, 23(6), 1043–1062, 2012.

FOREHAND, G. A., GILMER, H. B. Environmental variation in studies of organizational behavior. Psychological Bulletin, 62 (6), 361-382, 1964.

GURR, D. A Model of Successful School Leadership from the International Successful School Principalship Project. Societies, 5(1), 136–150, 2015.

HALPIN, A. W., CROFT, D. B. The Organizational Climate of Schools. Chicago, IL: Midwest Administration Center of the University of Chicago. 1963.

HEES, L. W. B., ANDRÉ, M. E. D. A. DE, SOUZA, F. N. DE, SOUZA, D. C. D. B. N. DE. Inserção de professores em início de carreira no Ensino Universitário. Indagatio Didactica, 10(5), 67-86, 2018.

HEES, L. W. B., PIMENTEL, M. R. P. Gestão escolar: estilos de liderança e os reflexos no clima organizacional. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.5, 2021.

JONES, A., SHINDLER, J. Exploring the school climate--student achievementconnection: making sense of why the first precedes the second. Educational Leadership And Administration: Teaching And Program Development, 2735-51, 2016.

KATZ, KAHN KATZ, D., KAHN, R. L. (1966). The social psychology of organizations. New York: Wiley. 1966.

KUBO, Edson Keyso de Miranda et al. Frankenstein and organizational climate: Bibliographic study on an indefinite construct. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc., v. 11, n. 1, p. 35-54, July 2015.

LANZER, F.. Clima e Cultura Organizacional: Entender, Manter e Mudar. 2ª edição, p. 19-20 e 56-63, 2017.

LAWRENCE, P. R., LORSCH, J. W. Organization and environment. Boston: Division of Research, Harvard Business School. 1967.

LEITHWOOD, K., HALLINGER, P. (eds). Second International Handbook of Educational Leadership and Administration. (pp 561-612) Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2002.

LEVERING, R. Um excelente lugar para se trabalhar: o que torna alguns empregadores tão bons e outros tão ruins. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1997.

LIMA, D. H.; PERES, M. F. T.. As pesquisas sobre o clima escolar e saúde no Brasil - uma revisão de escopo. Ciência & saúde coletiva, -09, Vol.27 (9), p.3475-3485, 2022.

LIMA, G. B. A.; QUELHAS, O. L. G.; NETO, J. V.; SANT'ANNA, A. P., MENNA, M. D. F. S. S.; SILVA, S. L. O Análise da influência do clima organizacional na satisfação discente: o caso de uma instituição de ensino superior no Rio de Janeiro. Conhecimento & Diversidade, v. 11, n. 23, p. 78-96, jul. 2019. https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.5284

LITWIN, G. H., STRINGER, R. A. Motivation and organizational climate Cambridge: Harvard University Press, 1968.

LOCATELLI, M. A., SGARBOSSA, M., MOZZATO, A. R. Contribuição do clima organizacional na motivação de trabalhadores de uma cooperativa. Caderno de Administração, v. 31, n. 2, p. 0-0, 2023.

MARTINS, M. C. F. Clima Organizacional. In: SIQUEIRA, M. M. M. (Org.). Medidas do Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2008.

MATA, L., MONTEIRO, V., PEIXOTO, F. Escala de Clima de Sala de Aula (ECSA). Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica (vol. II). Coimbra: Almedina, 2014.

MENDES, Lucca Darwich; SANT'ANNA, Anderson de Souza; DINIZ, D. M.. Liderança relacional e modernidade organizacional em firmas de advocacia de Belém do Pará. Revista Direito GV, v. 17, n. 3, p. e2140, 2021.

MENEZES, IGOR GOMES; GOMES, ANA CRISTINA PASSOS. Clima organizacional: uma revisão histórica do construto. Psicol. rev., v. 16, n.1, pp. 158-179. 2010.

MENEZES, Igor Gomes; SAMPAIO, Leonardo Rodrigues; GOMES, Ana Cristina Passos; TEIXEIRA, Flora Silva; SANTOS, Pricila de Sousa. Escala de clima organizacional para organizações de saúde: Desenvolvimento e estrutura fatorial. Estudos De Psicologia, 26(3). 2022.

MONTEIRO, O. A liderança e o clima de escola na promoção de práticas pedagógicas supervisivas. (Dissertação de Mestrado), Universidade da Beira Interior. 2014.

MOREIRA, Priscila de Souza. Contextos sociais de aprendizagem e características de dotação e talento. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Juiz De Fora. Juiz de Fora, p. 133. 2010.

MOREIRA, Guilherme Igor Braga. Clima organizacional e comunicação: uma revisão da literatura. Monografia (Bacharelado em Administração). Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, p. 26. 2023.

MORO, Adriano; MORAIS, Alessandra de; VINHA, Telma Pileggi, TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida. R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.64, pp.67-90.

MORO, Adriano; VINHA, Telma Pileggi; MORAIS, Alessandra de. School climate evaluation: designing and validating measurement instruments. Cadernos de Pesquisa, 2019-06, Vol.49 (172), p.312-334.

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: aval. pol. públ. educ., v. 24, n. 93, p. 824-844, dez. 2016.

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; CARVALHO, Cinthia Paes de. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, 23, 2018. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230015.

OMAR, A. Liderazgo transformador y satisfacción laboral: El rol de la confianza en el supervisor. Liberavit, 17, 129-137. 2011.

O’REILLY, C. A., CALDWELL, D. F., CHATMAN, J. A., LAPIZ, M., SELF, W. How leadership matters: The effects of leaders’ alignment on strategy implementation. The Leadership Quarterly, 21(1), 104–113, 2010.

OSPINA, S. M., KERSH, R.; QUICK, K. S. Taking a relational turn in leadership studies. Public Administration Review, 74 (4): 542-544, 2014.

PACZYK, Rosana. Qualidade educacional, métodos pedagógicos e clima escolar: análise dos resultados da Prova Brasil e TALIS 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, p. 86. 2015.

PALERMO, G., SILVA, D.B., NOVELLINO, M.S.F. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do rio de janeiro. Revista Brasileira De Estudos De População, 31(2), 367-394. 2014.

PERRY, Arthur Cecil. The management of a city school. New York, NY. Macmillan. 1908.

PRICE, H. E. Principals’ social interactions with teachers. Journal of Educational Administration, 53(1), 116–139, 2015.

PRIYONO, D., ANGGOROWATI, R. Development of Relational Leadership Model for Kindergarten Principal. In 1st International Conference on Early Childhood Care Education and Parenting (ICECCEP 2019) (pp. 142-145). Atlantis Press. 2020.

PUENTE-PALACIOS, K. E., PORTO, J. B.; MARTINS, M. C. F. A emersão na articulação de níveis em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 16(4),358-366. 2016.

QUICK, Kathryn. Taking a Relational Turn in Leadership Studies. Public Administration Review, Hoboken, v. 74, n. 4, p. 542-544, 2014.

RIGO, C., MACIEL, A. C., OLIVA, E. D. C., BAGGIO, D. K., & CAMPOS, B. F. (2016). Clima organizacional: um estudo em uma Indústria e Comerciante de Ferragens. Revista Espacios, v. 38 (18), 03-18. 2017.

RIZZATTI, G. Análise de fatores significativos do clima organizacional da UFSC: contribuição para implantação do programa de qualidade. Florianópolis. Dissertação (Mestrado). Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, 1995.

RIZZATTI, G. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras Florianópolis. Tese (Doutorado). Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. 2002.

ROBINSON, V. M. J. The impact of leadership on student outcomes: Making sense of the

evidence. The Leadership Challenge – Improving learning in schools, pp.12-16. Australian

Council for Educational Research. Research Conference 2007.

ROCHA, L. C. S., PELOGIO, E. A., AÑEZ, M. E. M. Cultura e clima organizacionais: Um estudo em indústrias de laticínios do estado do Rio Grande do Norte. Gestão & Produção, 20(2),455-468, 2013.

SAMPERMANS, D., ISAC, M. M., CLAES, E. Can Schools Engage Students? Multiple Perspectives, Multidimensional School Climate Research in England and Ireland. Journal Of Social Science Education, 17(1), 13-28, 2018.

SANT'ANNA, A. D. S.; NELSON, R. E.; CARVALHO NETO. Fundamentos e dimensões da liderança relacional. Dom – Revista da Fundação Dom Cabral, v. 9, p. 16-21, 2015.

SANT'ANNA, Anderson de Souza et al. Liderança e sustentabilidade: contribuições de estudos sobre dinâmicas socioespaciais de reconversão e requalificação de funções econômicas. Race: revista de administração, contabilidade e economia, v. 16, n. 3, p. 1133-1160, 2017.

SANTOS, N. M. B. F. Clima organizacional: pesquisa e diagnóstico. Lorena: Stiliano, 1999.

SANTOS, J. M. V.; ADAM, J. M. Clima escolar: perspectivas e possibilidades de análise [online].São Paulo: Cultura Acadêmica, 2022, 136 p.

SANTOS, Leda Jung dos; PARANHOS, Maurício Sangama. Os trabalhadores das Equipes de Saúde da Família no Rio de Janeiro: aspectos da liderança em pesquisa de clima organizacional. Rio de Janeiro, RJ, 2017

SCHERMAN, V. School climate instrument: a pilot study in Pretoria and environs. Dissertação de Mestrado, Departamento de Psicologia, University of Pretoria, Pretoria. 2005.

SCHYNS, B., AND SCHILLING, J. How bad are the effects of bad leaders? A metaanalysis of destructive leadership and its outcomes. Leadersh. Q. 24, 138–158, 2013.

SCHNEIDER, B.; SALVAGGIO, A. N.; SUBIRATS, M. Climate strength: a new direction for climate research. Journal of Applied Psychology, 87 (2), 220- 229, 2002.

SCHNEIDER, Benjamin; EHRHART, Mark G.; MACEY, William H. Organizational climate and culture. Annual review of Psychology, v. 64, p. 361-88, 2013.

SILVA, Ellery Henrique Barros da; SOUSA, Yamila Larisse Gomes de; NEGREIROS, Fauston; FREIRE, Sandra Elise. Clima escolar: uma revisão sistemática de literatura. Rev. NUFEN, vol.13, n.1, pp. 83-97, 2021.

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. O processo de socialização organizacional como estratégia de integração indivíduo e organização. Reuna, 18(4), 5-20, 2013.

SILVA, J. M. Líderes e Lideranças em Escolas Portuguesas: Protagonistas, práticas e impactos. Desenvolvimento Profissional de Professores. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2010.

SILVA, Renato Cunha; BARBOSA, Raphael Paiva. Cultura e clima organizacional como estratégia de melhoria no desempenho: um estudo da faculdade Estácio do Pará. Revista de Administração e Contabilidade, v. 1, n. 5, p. 1-13, 2016.

SILVA, N. Cultura e clima organizacional. In P.F. Bendassolli, J. E. Borges-Andrade (Orgs.), Dicionário de psicologia do trabalho e das organizações (pp. 261-271). São Paulo: Casa do Psicólogo. 2015.

SILVA, Éderson Tomasi; FILIPPIM, Eliane Salete; DE SOUZA SANT'ANNA, Anderson. Liderança relacional em rede do setor de transportes brasileiro. Race: revista de administração, contabilidade e economia, v. 19, n. 3, p. 17-20, 2020.

SILVA, N.; ZANELLI, J. C. Cultura organizacional. In: J. E. Borges- Andrade; J. C. Zanelli (orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. (pp. 407-442). Porto Alegre: Artmed. 2004.

SOBRAL, F.; FURTADO, L. A liderança pós-heroica: Tendências atuais e desafios para o ensino de liderança. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S. l.], v. 59, n. 3, p. 209–214, 2019.

SONPAR, K., HANDELMAN, J. M., DASTMALCHIAN, A. Implementing New Institutional Logics in Pioneering Organizations: The Burden of Justifying Ethical Appropriateness and trustworthiness. Journal of Business Ethics, 90(3), 345, 2009.

SOUZA, E. L. P. Diagnóstico de clima organizacional. Revista de Administração Pública, v.11, n. 2, p. 141-58, abr./jun., 1977.

SOUZA, C. P. S.. Cultura e clima organizacional: compreendendo a essência das organizações. Curitiba: Intersaberes, p. 22-23, 134, 139 e 142-147, 2014.

SOUZA, Midhiã Pequena de. Clima organizacional: a satisfação dos professores no ambiente escolar na rede pública de ensino. Evento interinstitucional de Iniciação científica- eiics. 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TUBBS, J.; GARNER, M. The impact of school climate on school outcomes. Journal of College Teaching & Learning (TLC), 5(9), 17-26, 2008.

TURANO, L.M., CAVAZOTTE, F. Conhecimento Científico sobre Liderança: Uma Análise Bibliométrica do Acervo do The Leadership Quarterly. Revista de Administração Contemporânea, 20 (4), 434-457, 2016.

UHL-BIEN, M. Relational Leadership Theory: Exploring the social processes of leadership and organizing. The Leadership Quarterly, 17(6), 654-676, 2006.

UHL-BIEN, M.; OSPINA, S. Advancing Relational Leadership Research: A Dialogue Among Perspectives. Leadership Horizons, Greenwich: Information Age Publishing, 2012.

UHL-BIEN, M.; et al. Followership theory: A review and research agenda. The Leadership Quarterly, v. 25, n. 1, p. 83-104, 2014.

UHL-BIEN, M., ARENA, M. Leadership for organizational adaptability: A theoretical synthesis and integrative framework. The Leadership Quarterly, 29(1), 89–104, 2018.

VEIGA, F. H. Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade. 2020.

VINTE, R. N; CARVALHO NETO, A. M.; DINIZ, D. M. O que os liderados esperam da liderança? Um estudo com professores da educação básica. Capital Científico, v. 21, n. 2, 2023.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.

WANG, MT.; DEGOL, J. L. School Climate: A Review of the Construct, Measurement, and Impact in Student Outcomes. Educ Psychol Rev, 28:315-352, 2016.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Vinte, R. N., Carvalho Neto, A. M. de, & Diniz, D. (2025). CLIMA ESCOLAR E LIDERANÇA RELACIONAL PELA ÓTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PRIVADA. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 568–593. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18580

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.