Amazonas: mulheres e formação docente no Parfor

Amanda Motta Castro

Resumo


Os escritos aqui apresentados têm como objetivo principal fazer uma reflexão sobre relações de gênero e a formação docente realizada no estado do Amazonas, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentro do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). O PARFOR é um programa do Governo Federal oferecido na modalidade presencial, este é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios e as Instituições de Educação Superior (IES). O objetivo deste programa é realizar a formação superior de docentes que já atuam na Educação Básica e não possuem curso de ensino superior. Aqui será debatida a experiência de orientação de 21 estudantes docentes do PARFOR entre os meses de Junho a Outubro de 2015 no município de Tefé, localizado no Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Articulando gênero e Educação popular este texto faz uma discussão sobre a questão de gênero neste contexto.

Palavras-chave


Educação Popular. Gênero. Formação docente. PARFOR. Amazonas.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Neuma. Patriarcado, sociedade e patrimonialismo. Sociedade e Estado. Brasília, v.15, n. 2, jun/dez. 2000.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CALDART, Roseli Salete; FETZNER, Andréa Rosana; FREITAS, Luiz Carlos de. Caminhos para transformação da Escola. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

CANUDO, Antônio. Comissão Pastoral da Terra. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

DEIFET, Vanda. O corpo e o cosmo. In: TIBIRI, Marcia; MENEZES, Magali M. de; EGGERT, Elle. As mulheres e a filosofia. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GEBARA, Ivone. O que é teologia feminista. São Paulo: Brasiliense, 2007.

HIERRO, Graciella. De la domesticación a la educación de las Mexicanas. Torres Asociados, 2007.

HIERRO, Graciella. Ética de la Libertad. Cidade do México: Torres Asociados, 2003.

LAGARDE, Marcela. Cautiverios de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas. 4. ed. Ciudaddel México: UNAM, 2011.

LAGARDE, Marcela. El feminismo en mi vida. Hitos, claves y topías. Ciudade del Mexico: Govierno del Distrito Federal, 2012.

LAMAS, Marta. Cuerpo: diferencia sexual y género. Ciudade del Mexico: Taurus, 2002.

NEUENFELDT, Eliane. Práticas e experiências religiosas de mulheres no Antigo Testamento: considerações metodológicas. Disponível em: http://www3.est.edu.br/publicacoes/estudos_teologicos/vol4601_2006/et2006-1f_eneuenfeldt.pdf. Acesso em: 12 out. 2012.

NUSSBAUM, Martha. Las mujeres y el desarrollo humano. Barcelona. Herder. 2000.

PALUDO, Conceição. Educação Popular. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PALUDO, Conceição. Educação Popular. Educação Popular. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

PEREIRA, Nancy Cardoso. Fragmentos e Cacos de Experiência1- Relações sociais de poder e gênero na teologia wesleyana. Revista Caminhando, v. 8, n. 2, 2003.

PISANO, Margarita. El triunfo de la masculinidad. Disponível em: http://webs.uvigo.es/pmayobre/pdf/pisano.pdf. Acesso em: mar. 2012.

SAFFIOTI, Heleieth. I. B. Gênero e patriarcado. In: VENTURI, Gustavo; RECAMÁN, Marisol; OLIVEIRA, Suely de. A mulher brasileira nos espaços públicos e privados. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SOUZA. Sandra Duarte de. A casa, as mulheres e a igreja: Gênero e a religião no contexto familiar. São Paulo: Fonte Editorial, 2009.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i3.5630

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ