AS CRIANÇAS E O VENTO

incursões no mundo da fantasia em prol do ambiente

Autores

  • Maria José Araújo Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
  • Hugo Monteiro ESE P. Porto Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15026

Palavras-chave:

Criança. Natureza. Brincar. Ludicidade. Ambiente

Resumo

Só se entende a natureza quando a percorremos e dela fazemos parte integrante, dizia Henry Thoreau em Walden ou a Vida nos Bosques, a propósito da sensação de liberdade que um passeio ao ar livre, pelos bosques, pode trazer ao caminhante.  É delicioso quando o corpo é um só sentido e aspira deleite através de cada poro, (Thoreau, 1999: 149). Essa estranha liberdade cria afinidade com as folhas esvoaçantes, que cortam a respiração, sobretudo quando o vento sopra e ruge, levanta as folhas e faz alertas: uma espécie de sentinela da terra, previne o coelho para que fuja da raposa e alerta as crianças para a velocidade e a leveza, incentivando-as a correr atrás das folhas e a brincar com elas, no espaço. O espaço porque fundamental para o ser humano em geral, e em particular para as crianças, é um indicador do que se pode fazer. Quando não se tem bosque, não se viaja? Imagina-se?

Neste texto, e a partir de uma reflexão sobre os modos de brincar ao ar livre, sugerimos ao leitor que experimente pensar o que sente uma criança que não corre no vento, não o sente no rosto, não apanha folhas, não brinca com os animais, mas tem de construir histórias. Uma criança que não brinca em meio aberto, mas antes respira o ar saturado da sala de aula fechada, plena de gente em que o vento não se sente nem circula a não ser no inverno das tempestades. A nossa reflexão estende-se à institucionalização da infância e aos espaços e tempos a que habituamos as crianças. Ao longo da narrativa, que decorre do nosso trabalho com crianças, mas também com os adultos que com elas trabalham, lembramos a necessidade de deslocalizar o tema da natureza da escola, para o pensar a partir do brincar e da brincadeira que permite a conscientização ambiental e dos diversos ecossistemas.

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Biografia do Autor

Maria José Araújo, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Investigadora integrada do CIPEM-INET-md e colaboradora do InED P.Porto. Autora de livros, artigos e capítulos de livro na área da educação, publicados em revistas nacionais e internacionais de referência. E-mail de contato: mjosearaujo@gmail.com

 

Hugo Monteiro, ESE P. Porto Portugal

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Santiago de Compostela. Professor na Escola Superior de Educação do P.Porto. Investigador do InED Centro de Investigação e Inovação em Educação do P.Porto. Autor de livros, artigos e capítulos de livro na área da educação, publicados em revistas nacionais e internaciE-mail de contato: hugomonteiro@ese.ipp.pt

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Araújo, M. J., & Monteiro, H. (2023). AS CRIANÇAS E O VENTO: incursões no mundo da fantasia em prol do ambiente . Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 33–48. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.15026

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