Pegadas da Educação Ambiental no Currículo Paulista
um retrato das Práticas Corporais de Aventura pelos professores de Educação Física em Birigui/SP
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16722Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Física, Cultura Corporal de Movimento, CurrículoResumo
Footprints of environmental education in São Paulo curriculum: a portrait of Adventure Bodily Practices by physical education teachers from Birigui/SP
Neste estudo, objetivamos explicitar a presença ou ausência da Educação Ambiental (EA) nas Práticas Corporais de Aventura (PCAs) no conteúdo de Educação Física (EF) do Currículo do Estado de São Paulo (CP). A pesquisa teve base documental e entrevistas semiestruturadas com 17 docentes em Birigui/SP. Para análise, após transcritas, categorizadas e codificadas, seguiu a proposta de Bardin (2015), auxiliada pelo software WebQDA®. Enfatizamos que o CP traz a EA no conteúdo de EF nas PCAs superficialmente. O corpo docente relaciona-a com a preservação, a conscientização do meio e o impacto dos esportes tradicionais no ambiente natural. Concluímos que existem lacunas a serem superadas na integração da EA na EF, incluindo a valorização do multiculturalismo, a promoção de subculturas urbanas/rurais e a implementação de aulas de campo e visitas técnicas; requerendo-se tempo, preparo e pesquisa para o docente incorporar uma EA eficaz e atitudinal em suas aulas.
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