Pegadas da Educação Ambiental no Currículo Paulista

um retrato das Práticas Corporais de Aventura pelos professores de Educação Física em Birigui/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16722

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Física, Cultura Corporal de Movimento, Currículo

Resumo

Footprints of environmental education in São Paulo curriculum: a portrait of Adventure Bodily Practices by physical education teachers from Birigui/SP

 Neste estudo, objetivamos explicitar a presença ou ausência da Educação Ambiental (EA) nas Práticas Corporais de Aventura (PCAs) no conteúdo de Educação Física (EF) do Currículo do Estado de São Paulo (CP). A pesquisa teve base documental e entrevistas semiestruturadas com 17 docentes em Birigui/SP. Para análise, após transcritas, categorizadas e codificadas, seguiu a proposta de Bardin (2015), auxiliada pelo software WebQDA®. Enfatizamos que o CP traz a EA no conteúdo de EF nas PCAs superficialmente. O corpo docente relaciona-a com a preservação, a conscientização do meio e o impacto dos esportes tradicionais no ambiente natural. Concluímos que existem lacunas a serem superadas na integração da EA na EF, incluindo a valorização do multiculturalismo, a promoção de subculturas urbanas/rurais e a implementação de aulas de campo e visitas técnicas; requerendo-se tempo, preparo e pesquisa para o docente incorporar uma EA eficaz e atitudinal em suas aulas.

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Biografia do Autor

Vinicius Felipe Cardoso, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Educação Ambiental pela UniCesumar, Professor da Rede Municipal de Birigui.

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-Doutor em Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Professor da Faculdade de Educação Física e Dança/UFG.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Cardoso, V. F., & de Deus Inácio, H. L. (2025). Pegadas da Educação Ambiental no Currículo Paulista: um retrato das Práticas Corporais de Aventura pelos professores de Educação Física em Birigui/SP. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–24. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16722