<b>Utilização da modelagem para análise da relação entre turismo e Educação Ambiental</b>

Autores/as

  • Ana Figurelli

Palabras clave:

Turismo. Educação Ambiental. Modelagem.

Resumen

Acredita-se na existência de uma relação entre a atividade turística e a Educação Ambiental, porém a mesma é ainda bastante contestada e tem seu caminho muito pouco explorado. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo a busca de um caminho alternativo, que auxilie na comprovação de que o Turismo pode ser um meio de educar ambientalmente a população podendo, ao mesmo tempo, fazer uso das ferramentas da Educação Ambiental para benefício próprio. Para isso, utiliza-se aqui a técnica da modelagem, que, através de seus diagramas, permite a visualização de situações reais, dos fatores que as influenciam e de seus possíveis comportamentos futuros. Primeiramente foi feita uma pequena exposição de idéias a respeito da relação Turismo – Educação Ambiental, depois, um relato a respeito da modelagem e dos modelos e, por fim, uma discussão sobre as ferramentas semiquantitativas e quantitativas de modelagem. Nesse último momento foi dada maior ênfase aos programas de modelagem computacional VISQ e STELLA (semiquantitativo e quantitativo, respectivamente) e construídos modelos com os mesmos a respeito do tema tratado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Figurelli

Possui graduação em Turismo pela PUC-RS e é Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da FURG. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2010-03-30

Cómo citar

Figurelli, A. (2010). <b>Utilização da modelagem para análise da relação entre turismo e Educação Ambiental</b>. Revista Didática Sistêmica, 6, 107–123. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1244

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.