<b>Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG</b>

Autores

  • Rita de Cássia Gnutzmann Veiga
  • Arion de Castro Kurtz dos Santos

Palavras-chave:

Sistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional.

Resumo

Este artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da compreensão de sistemicidade por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Gnutzmann Veiga

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (URCAMP - 1996), especialista em Marketing para Gestão Empresarial (UFSC - 2001), mestre e doutoranda em Educação Ambiental (FURG - 2006). Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Projetos da Edificação, Educação Ambiental, Modelagem Computacional e Dinâmica de Sistemas.

Mais informações: Currículo Lattes

Arion de Castro Kurtz dos Santos

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência no ensino de Física Geral (graduação) e Princípios de Sistemas (pós-graduação), na pesquisa em Educação Ambiental com ênfase nas modelagens qualitativa, semiquantitativa e quantitativa, e também na Informática Educativa tendo como base a Dinâmica de Sistemas. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

23-03-2010

Como Citar

Veiga, R. de C. G., & dos Santos, A. de C. K. (2010). <b>Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG</b>. Revista Didática Sistêmica, 1, 52–69. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo