<b>A aplicação da modelagem computacional na identificação de problemas ambientais</b>

Autores

  • Ivonne Ayde Rodríguez Villabona

Palavras-chave:

Matriz de Vester. VISQ. Modelagem computacional. Problemas ambientais.

Resumo

O artigo, exposto à continuação, apresenta uma proposta para a utilização da modelagem computacional na formulação de projetos ambientais em escolas, especialmente, na identificação de problemas ambientais. Apresenta uma breve resenha de uma metodologia, que foi publicada na Colômbia, para formular projetos ambientais, fazendo ênfases na descrição da Matriz de Vester, a qual foi proposta como uma ferramenta, para estabelecer os graus de causalidade entre os problemas ambientais. No entanto, a utilização da Matriz de Vester apresenta algumas dificuldades já que, às vezes, não permite ter uma visão holística das relações e interações que têm os problemas entre si. Esta se converte na razão fundamental, para introduzir a modelagem computacional, através da utilização do programa VISQ como complemento da matriz, já que este permite desenvolver nos usuários um pensamento sistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonne Ayde Rodríguez Villabona

Licenciada em Biologia, Aluna do curso de pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-03-30

Como Citar

Villabona, I. A. R. (2010). &lt;b&gt;A aplicação da modelagem computacional na identificação de problemas ambientais&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 7, 28–49. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1254

Edição

Seção

Artigos