The English Language in the school curriculum: a paradox among many

Authors

  • Sandra Pottmeier
  • Osmar de Souza
  • Iara Cristina Zeplin Campos

Keywords:

Língua Inglesa. Teorias de currículo. Letramento em Língua Inglesa. Sentidos.

Abstract

The article discusses the subject of foreign language, in this study, English in the school curriculum. Its writing was motivated by two researches advised in the Mastering Program in Education of FURB. Considering the speech of the research individuals. It is avoided any comparison because the conditions of production are different. To search for, in a perspective of curriculum theory and by researches done mainly by authors that base themselves in Applied Linguistics, on the sayings of the students. Thus one recurrent saying in the two researches refers to English as instrumental interest, for tourism, for example, or a took for work, as reading of technical orientation.

Downloads

Author Biographies

Sandra Pottmeier

é graduada em Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006), Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007), Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, na linha de Discurso e Práticas Educativas (2010). Atualmente é professora do quadro do magistério do Estado de Santa Catarina nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Escola de Educação Padre José Maurício. Atua na área da Educação com enfâse nos seguintes temas: textualidade, leitura, alfabetização/letramento, discurso.

Osmar de Souza

possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (1974) , especialização em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983) , mestrado em Sociologia de Política pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1979) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) . Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Regional de Blumenau e Revisor de periódico da Atos de pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Linguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: Textualização, Textualidade.

Iara Cristina Zeplin Campos

Tem experiência na área de Línguas Estrangeiras Modernas. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Published

2012-09-26

How to Cite

Pottmeier, S., Souza, O. de, & Campos, I. C. Z. (2012). The English Language in the school curriculum: a paradox among many. Revista Didática Sistêmica, 14(1), 142–154. Retrieved from https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2680

Issue

Section

Artigos de Fluxo Contínuo