DESMOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUNDO OS ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rinelly Pazinato Dutra, Mirella Valerio, Annelise Salomão Goulart, Camila Ferreira de Castro, Camila Dias Lopes, Carina Fiussen, Clarice Gonçalves, Daniele Piassarollo, Greyce Masiero, Luísa Quadros, Renan Montichel Lanau, Roberto Scaglioni, Vicente Machado Valero

Resumo


Construída por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), esta pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano de uma escola municipal na cidade do Rio Grande – RS, objetivando a compreensão dos motivos pelos quais os alunos não participam ou demonstram desinteresse nas aulas de educação física. Foram realizadas 44 entrevistas devidamente gravadas para posterior transcrição e levantamento de dados que apontaram vários fatores responsáveis por esse processo de desmotivação, dentre eles, falta de materiais, estrutura física inadequada, número excessivo de alunos e a forma como hegemonicamente o esporte é trabalhado na escola.

Palavras-chave


Aulas; Desmotivação; Educação Física; Escola

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br