DESMOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUNDO OS ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rinelly Pazinato Dutra Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Mirella Valerio Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Annelise Salomão Goulart Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Camila Ferreira de Castro Rede Estadual de Ensino
  • Camila Dias Lopes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Carina Fiussen Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Clarice Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daniele Piassarollo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Greyce Masiero Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luísa Quadros Universidade federal do Rio Grande - FURG
  • Renan Montichel Lanau Universidade federal do Rio Grande - FURG
  • Roberto Scaglioni Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vicente Machado Valero Rede Municipal de Ensino

Palavras-chave:

Aulas, Desmotivação, Educação Física, Escola

Resumo

Construída por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), esta pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano de uma escola municipal na cidade do Rio Grande – RS, objetivando a compreensão dos motivos pelos quais os alunos não participam ou demonstram desinteresse nas aulas de educação física. Foram realizadas 44 entrevistas devidamente gravadas para posterior transcrição e levantamento de dados que apontaram vários fatores responsáveis por esse processo de desmotivação, dentre eles, falta de materiais, estrutura física inadequada, número excessivo de alunos e a forma como hegemonicamente o esporte é trabalhado na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinelly Pazinato Dutra, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Mirella Valerio, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Saúde Coletiva

Annelise Salomão Goulart, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Camila Ferreira de Castro, Rede Estadual de Ensino

Professora de Educação Física

Camila Dias Lopes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Carina Fiussen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Clarice Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Daniele Piassarollo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Greyce Masiero, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Luísa Quadros, Universidade federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Renan Montichel Lanau, Universidade federal do Rio Grande - FURG

Acadêmico do curso de Educação Física - Licenciatura

Roberto Scaglioni, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmico do curso de Educação Física - Licenciatura

Vicente Machado Valero, Rede Municipal de Ensino

Professor de Educação Física

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Pazinato Dutra, R., Valerio, M., Salomão Goulart, A., Ferreira de Castro, C., Dias Lopes, C., Fiussen, C., Gonçalves, C., Piassarollo, D., Masiero, G., Quadros, L., Montichel Lanau, R., Scaglioni, R., & Machado Valero, V. (2017). DESMOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUNDO OS ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Didática Sistêmica, 18(1), 70–78. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6518

Edição

Seção

Artigos