A contribuição do profissional de Educação Física na recuperação terapêutica de dependentes químicos

Bianka Piva da Silva, Ângela Adriane Schmidt Bersch

Resumo


Este artigo tem como escopo compreender e justificar a inserção do profissional de Educação Física no microcontexto da comunidade terapêutica, que por meio de atividades físicas pode auxiliar na promoção da recuperação da dependência química dos residentes. Para tanto o estudo está calcado nas bases metodológicas da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, utilizando dos princípios da Formação Pessoal pela Via Corporal como intervenção para analisar a repercussão dessa prática para os residentes. A partir dos dados preliminares coletados constatamos que o Profissional de Educação Física que utiliza as práticas corporais pode ser um profissional significativo no contexto das comunidades terapêuticas e auxiliar os residentes na promoção da recuperação e superação da dependência.

Palavras-chave


Educação Física; Dependência química; Qualidade de vida

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br