CORPOREIDADE E SENSIBILIZAÇÃO ECOLÓGICA:

uma revisão sistemática no contexto da Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17490

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Corpo. Revisão Sistemática.

Resumo

o objetivo deste trabalho consiste em apresentar um estudo de revisão sistemática para analisar como a corporeidade tem sido problematizada no contexto da Educação Ambiental, envolvendo os valores ecológicos e a conectividade com a natureza de crianças e adolescentes. O presente estudo foi realizado com base no protocolo de Schiavon (2015), sendo que os principais resultados foram: as pesquisas em nível de mestrado e doutorado, assim como as encontradas nos artigos, seguiram, em sua maioria, a abordagem qualitativa de método, indicando a necessidade de mais estudos multimétodos na área da Educação Ambiental; nenhuma dissertação, nenhuma tese e nenhum artigo tematizou os valores ecológicos; não foram verificadas investigações que apresentaram a corporeidade de forma ampla, com vivências diversas; poucos foram os artigos científicos que trataram a temática em discussão. Ante o exposto, esses achados indicam a necessidade de novas pesquisas, a fim de preencher as lacunas da área porque tanto os valores ecológicos, quanto a conectividade com a natureza são aspectos fundamentais para o cuidado e a proteção ambiental. Além disso, são essenciais para uma educação sensível e transformadora.

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Biografia do Autor

Claudia Pato, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004), pesquisadora visitante no Applied Social Psychology Laboratory da California State University San Marcos – CSUSM e pós-doutorado em Psicologia Ambiental na mesma instituição.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Guimarães de Paula, M. V., & Pato, C. (2024). CORPOREIDADE E SENSIBILIZAÇÃO ECOLÓGICA:: uma revisão sistemática no contexto da Educação Ambiental. Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 251–273. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17490