Bidocência na educação bilíngue para surdos: um estudo de caso

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350

Mots-clés :

Bidocência. Educação bilíngue. Surdos.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas na bidocência na educação bilíngue para surdos tendo como base um estudo de caso em uma escola de surdos. Tomando como referencial teórico o campo dos Estudos Surdos e da formação e trabalho docente, estabelecemos cruzamentos entre observações em sala de aula e entrevistas com professoras que atuaram em bidocência. Constatamos que a bidocência promove trocas entre as professoras (surda e ouvinte), a partir das dinâmicas de trabalho, em que agregam diferentes saberes. Isso se reflete nas metodologias de ensino bilíngue para surdos, colocando as duas línguas – Libras e a língua portuguesa na modalidade escrita – em evidência. Consideramos que essa prática na bidocência apresenta potencialidades para as propostas de educação bilíngue no contexto da educação de surdos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Madalena Klein, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduada em Serviço Social (PUCRS), com Especialização em Psicologia Social (PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação (UFRGS). É professora associada da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, atuando na Faculdade de Educação, em atividades de graduação e pós-graduação. É pesquisadora no Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES.

Rubia Denise Islabão Aires, Instituto Federal Sul Rio-Grandense - Campus Pelotas.

Graduada em Pedagogia (UNOPAR), com Especialização em Metodologia e Gestão para a EAD (ANHANGUERA), Especialização em Educação com Ênfase em Educação de Surdos (UFPel) e Mestrado em Educação (UFPEL). Atua como Tradutora e Intérprete de Libras/Português no IFSul – Campus Pelotas

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Publié-e

2020-07-22

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Klein, M., & Aires, R. D. I. (2020). Bidocência na educação bilíngue para surdos: um estudo de caso. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 187–202. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9350