Gerencialismo e formação de professores nas agendas das organizações multilaterais

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8093

Mots-clés :

Formação de professores. Política educacional. Gerencialismo

Résumé

A introdução da lógica gerencial nas políticas públicas há décadas apresenta desdobramentos na atual conjuntura atingindo as políticas docentes. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental analisando as críticas ao gerencialismo na educação desenvolvidas na década de 1990, suas transformações na virada do milênio e problematizamos as medidas anunciadas nas agendas de Organizações Multilaterais para as próximas décadas. Neste artigo abordamos as recomendações do Banco Mundial e da Unesco para as reformas educativas em que se destacam as investidas do setor privado na educação, estratégias de redução de gastos com professores e sua desintelectualização.

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Eneida Oto Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do CED/UFSC.

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Publié-e

2018-08-17

Comment citer

Shiroma, E. O. (2018). Gerencialismo e formação de professores nas agendas das organizações multilaterais. Momento - Diálogos Em Educação, 27(2), 88–106. https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8093